Avaliação da interface de interação do sistema de controle acadêmico da graduação sob a ótica de diferentes usuários

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação da interface de interação do sistema de controle acadêmico da graduação sob a ótica de diferentes usuários

Show full item record

Title: Avaliação da interface de interação do sistema de controle acadêmico da graduação sob a ótica de diferentes usuários
Author: Stefani, Jadson de; Rosa, Victor Souza da
Abstract: Este trabalho tem como objetivo verificar a existência de problemas de interação relacionados a usabilidade no Sistema de Controle Acadêmico da Graduação, que possui grande importância para a Universidade Federal de Santa Catarina já que o mesmo possui diversas funcionalidades importantes para a manutenção da graduação. Para isso, explorou-se a literatura relacionada ao tema, com o objetivo de fazer um levantamento de referencial para dar início aos estudos. Após a pesquisa houve uma breve apresentação do histórico da graduação no Brasil, assim como, dos sistemas de controle acadêmico para IES, e também é apresentado a IHC, os pontos importantes e seu surgimento. São listados alguns protótipos de enquetes de usabilidade de software para avaliar a satisfação dos usuários. O questionário de avaliação desenvolvido foi fundamentado nos fatores de usabilidade do Software Usability Measurement Inventory , conhecido como SUMI. São listados também os critérios ergonômicos e seus respectivos subníveis, fundamentados por Bastien e Scapin (1993), com o objetivo de compreender e apontar, com as respostas obtidas no questionário de satisfação, pontos de melhoria no Sistema de Controle Acadêmico de Graduação. Almejando o objetivo proposto, foram analisadas as respostas recebidas no questionário do Google Forms , chegando assim nas seguintes recomendações de melhoria para o Sistema: Desenvolver compatibilidade com dispositivos móveis, pois o Sistema tem a mesma interface de interação para smartphones, tablets, desktops e notebooks ; interface limpa, os usuários consideraram o sistema complexo, trabalhoso e de interface confusa, dificultando certas atividades; recomenda-se que o sistema possua integração com outros sistemas da Universidade, evitando assim duplicidade de informações; melhor integração com o AVA, pois o usuário precisa visualizar a nota em diferentes lugares; tutorial para usuário novo, certos usuários relataram dificuldade na aprendizagem do Sistema; mensagens de erro mais informativas, os usuários relataram dificuldade em identificar o erro e como prosseguir; entre outras recomendações.This final undergraduate project aims to verify the existence of interaction problems related to usability in the Academic Graduation Systems Control, which has a big importance for the Federal University of Santa Catarina, it has several important functions for the maintenance of the graduation. For this, we explored and researched in the literature related to the subject, aiming to make a reference survey to begin the studies. After researching there was a brief presentation of the graduation`s history in Brazil, as well as the systems of academic control for HEI, also presented to the HCI, the important points and their emergence. Some software usability survey prototypes are listed to Attend the users satisfaction. The evaluation questionnaire developed was based on the usability factors of Software Usability Measurement Inventory, known as SUMI. Ergonomic criteria and their sub-levels, based on Bastien and Scapin (1993), are also listed with the propose of understanding and pointing out with the answers obtained in the satisfaction questionnaire, improvement points in the Academic Control System of Graduation. Targeting the proposed goal, we analyzed the responses received in the Google Forms questionnaire, thus reaching the following improvement recommendations for the System: To develop compatibility with mobile devices, since the System has the same interaction interface for smartphones, tablets, desktops and notebooks ; A clean interface. users thought the system complex, laborious and confused interface, hampering certain activities; is recommended that the system has integration with other University systems, avoiding duplication of information; better integration with virtual learning environment, since the user needs to view the same note in different places; tutorial for new users, certain users reported difficulty in learning the System; must have more informative error messages, because users reported difficulty into identifying the error messages and how to proceed; among other recommendations.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199871
Date: 4-07-19


Files in this item

Files Size Format View
Avaliação do CA ... de Diferentes Usuários.pdf 2.839Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar