HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA: VISITA GUIADA, UMA ALTERNATIVA PARA MELHORAR O BEM ESTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

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Title: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA: VISITA GUIADA, UMA ALTERNATIVA PARA MELHORAR O BEM ESTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
Author: BATTISTELL, Amara Lúcia Holanda Tavares; FREITAS, Alessandra S. de; MACHADO, Morgana dos S.; FRANCHI, Sabrina; SILVA, Suzel L. da
Abstract: O Programa de Extensão Cuidado e Atenção à Criança e Adolescente em Tratamento Oncológico - CAACTO, tem como objetivo promover a atenção integral à saúde das crianças e adolescentes em tratamento no Centro de Tratamento à Criança e ao Adolescente com Câncer –CTCriaC do Hospital Universitário de Santa Maria –HUSM, bem como a seus cuidadores e familiares na perspectiva da Política Nacional de Humanização da assistência em saúde. Entre as diversas atividades realizadas, apresentamos a Visita Guiada, que consiste um passeio pelos serviços hospitalares que prestam serviços a esses usuários. Tem como objetivo levar ao conhecimento dos pacientes e familiares o universo de pessoas e processos envolvidos no tratamento, bem como permitir que os profissionais conheçam os usuários para os quais prestam seus serviços. Partimos do pressuposto que as trocas estabelecidas contribuam para desmistificar a hospitalização, dirimir medos e ansiedade, compreender o universo de pessoas e processos envolvidos no tratamento, levando à humanização do tratamento. A dinâmica da atividade consiste em articulações e planejamento com os profissionais dos diversos setores envolvidos; seleção dos usuários elegíveis para a visita pelo médico de plantão e equipe de enfermagem, priorizando aqueles em primeira internação; organização do roteiro de visita; conversa com usuários e familiares sobre os critérios e cuidados durante a visita. Fazem parte do roteiro: Hemoterapia, Lavanderia e Sala de Costura, Farmácia Hospitalar, Nutrição e Dietética. Como resultados positivos pode-se contabilizar a humanização das relações estabelecidas entre pacientes, familiares, acadêmicos e profissionais do serviço. Valorização dos profissionais e dos serviços prestados, sensibilização dos profissionais diante das pessoas a quem atende; compreensão, por parte dos usuários e familiares, do contexto hospitalar e do tratamento; formação humanizada e interdisciplinar dos acadêmicos envolvidos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199756
Date: 2019-07-04


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