HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA: VISITA GUIADA, UMA ALTERNATIVA PARA MELHORAR O BEM ESTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
Show full item record
Title:
|
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA: VISITA GUIADA, UMA ALTERNATIVA PARA MELHORAR O BEM ESTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER |
Author:
|
BATTISTELL, Amara Lúcia Holanda Tavares; FREITAS, Alessandra S. de; MACHADO, Morgana dos S.; FRANCHI, Sabrina; SILVA, Suzel L. da
|
Abstract:
|
O Programa de Extensão Cuidado e Atenção à Criança e Adolescente em Tratamento
Oncológico - CAACTO, tem como objetivo promover a atenção integral à saúde das
crianças e adolescentes em tratamento no Centro de Tratamento à Criança e ao
Adolescente com Câncer –CTCriaC do Hospital Universitário de Santa Maria –HUSM,
bem como a seus cuidadores e familiares na perspectiva da Política Nacional de
Humanização da assistência em saúde. Entre as diversas atividades realizadas,
apresentamos a Visita Guiada, que consiste um passeio pelos serviços hospitalares que
prestam serviços a esses usuários. Tem como objetivo levar ao conhecimento dos pacientes
e familiares o universo de pessoas e processos envolvidos no tratamento, bem como
permitir que os profissionais conheçam os usuários para os quais prestam seus serviços.
Partimos do pressuposto que as trocas estabelecidas contribuam para desmistificar a
hospitalização, dirimir medos e ansiedade, compreender o universo de pessoas e processos
envolvidos no tratamento, levando à humanização do tratamento. A dinâmica da atividade
consiste em articulações e planejamento com os profissionais dos diversos setores
envolvidos; seleção dos usuários elegíveis para a visita pelo médico de plantão e equipe de
enfermagem, priorizando aqueles em primeira internação; organização do roteiro de visita;
conversa com usuários e familiares sobre os critérios e cuidados durante a visita. Fazem
parte do roteiro: Hemoterapia, Lavanderia e Sala de Costura, Farmácia Hospitalar,
Nutrição e Dietética. Como resultados positivos pode-se contabilizar a humanização das
relações estabelecidas entre pacientes, familiares, acadêmicos e profissionais do serviço.
Valorização dos profissionais e dos serviços prestados, sensibilização dos profissionais
diante das pessoas a quem atende; compreensão, por parte dos usuários e familiares, do
contexto hospitalar e do tratamento; formação humanizada e interdisciplinar dos
acadêmicos envolvidos. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199756
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar