A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO, DEMONSTRAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA (LabDDEF) COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

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A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO, DEMONSTRAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA (LabDDEF) COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

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Título: A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO, DEMONSTRAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA (LabDDEF) COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autor: LAPOLLI, Emerson Luiz; CESA, Nazaré Nunes Barbosa
Resumo: Esta atividade de extensão é um braço institucional que serve à comunidade e possibilita o contato desta com o meio acadêmico, o que propicia ao aluno vivenciar as práticas, tornando a aprendizagem mais significativa. O objetivo deste projeto é aproximar os alunos da física, por meio de um laboratório com características de museu e experimentoteca, e que apresenta uma coleção de experimentos com a proposta de atender as escolas locais. Umas das formas de atendimento é a exposição circuito, de modo que os alunos possam interagir com os fenômenos físicos. A interação, guiada, é direta e lúdica fazendo com que a física seja desmistificada. O acervo é constituído em sua maioria de experimentos construídos com materiais recicláveis ou de baixo custo. Ressalta-se que parte do acervo é formada por experimentos que tenham uma relação direta com o produtor rural ou que tenha uma aplicação tecnológica, já que a maioria das escolas está próxima ou no interior de assentamentos. Além de aproximar os alunos e a física, outra função do projeto é dar suporte aos professores das disciplinas afins nas escolas da região, as quais são carentes de um laboratório de física. Para isso as mesmas podem agendar visitas direcionadas ao conteúdo lecionado ou até solicitar empréstimos de equipamentos. Foi verificado que os alunos atendidos tiveram pouco ou nenhum contado com experimentos de física. As fases preliminares do projeto já demonstraram que o mesmo traz resultados concretos para a ação extensionista do Campus Avançado Abelardo Luz, com destaque para EXPOSOJA 2019, em que houve a participação de 200 alunos. Pode-se afirmar que as ações do projeto apresentam efeitos positivos sobre os alunos do campus e das escolas da região, fortalecendo a marca IFC na cidade de Abelardo Luz e regiões próximas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199693
Data: 2019-07-04


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