Estudo sobre a contribuição dos aplicativos de celular na produção textual escolar de alunos do ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estudo sobre a contribuição dos aplicativos de celular na produção textual escolar de alunos do ensino médio

Mostrar registro completo

Título: Estudo sobre a contribuição dos aplicativos de celular na produção textual escolar de alunos do ensino médio
Autor: Costa, Tatiane Olívia Riffel da
Resumo: O presente projeto de pesquisa apresenta, por meio de revisão bibliográfica, a contribuição que os aplicativos de celular podem trazer às produções textuais escolares no ensino médio. Grande parte dos alunos hoje tem acesso a recursos tecnológicos que influenciam a forma como estudam, aprendem e agem. Em vista desse quadro, buscou-se evidenciar a contribuição da tecnologia digital para o novo contexto educacional. O objetivo desse trabalho é analisar aplicativos de celular acessíveis e comuns entre os estudantes, compreendendo-os como ferramentas metodológicas no aprimoramento da escrita. A metodologia aplicada é de cunho qualitativo e analítico-descritivo. Foram analisados os aplicativos Descomplica, Correção Redação Aprovado, Citação Redação, Redação Enem Conceitos e Alusões, Redação nota 1000 e G1 Enem. Os resultados obtidos das análises indicam que tais aplicativos podem contribuir significativamente para o aprimoramento das produções textuais de alunos do ensino médio, permitindo ao educando ter acesso a novas formas de aprender com mais autonomia e criticidade.This research project presents, through a bibliographical review, the influence that the technologies dominated by the new generations can bring to the text textual productions in high school. Most students today have access to technological resources that influence how they study, learn, and act. In view of this framework, we sought to highlight the contribution of digital technology to the new educational context. The purpose of this paper is to analyze accessible and common mobile applications among students, understanding them as methodological tools in the improvement of writing. The applied methodology is qualitative and analytical-descriptive. We analyzed the applications Descomplica, Correção Redação Aprovado, Citação Redação, Redação Enem Conceitos e Alusões, Redação nota 1000 e G1 Enem. The results obtained from the analyzes indicate that such applications can contribute significantly in the improvement of the textual productions of high school students.
Descrição: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199564
Data: 2019-07-02


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Especializacao ... l_de__06_de_julho_2019.pdf 1016.Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar