Abstract:
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Biodiversidade é definida como a variedade de seres vivos e ambientes, onde a realização
de vários processos ecológicos dependem dos seres vivos e de suas relações. As árvores
urbanas têm um aspecto ecológico bastante relevante para a fauna, pois garantem abrigo e
diversificação de alimento. A manutenção da biodiversidade é imprescindível para a
estabilidade dos processos ecológicos, onde para conservar e respeitar, é preciso conhecer.
Para isso, através de ações pedagógicas pautadas na Educação Ambiental e partindo do
elemento vegetal como foco norteador, pretende-se contribuir com a construção da
consciência ambiental mais sólida de alunos e educadores de escolas públicas de São
Gabriel (RS). O projeto iniciou em 2017, contemplando crianças de uma escola de
educação infantil e de duas escolas municipais do ensino fundamental. Em 2019, as ações
estão sendo desenvolvidas na EMEF Marechal Deodoro, contemplando alunos do segundo
ao sexto ano, totalizando aproximadamente 80 crianças. Em cada escola, as ações são
realizadas durante um ano (dois semestres letivos). Através de palestras educativas
utilizando o recurso Datashow e de atividades pedagógicas complementares, como
realização de gincana ambiental, montagem de herbário e germinação de sementes, é que
se pretende atingir os objetivos preestabelecidos. Para fins de avaliação do conhecimento
prévio dos alunos sobre as temáticas escolhidas, foi aplicado um questionário no início das
atividades, a ser reaplicado no final das ações. A análise dos resultados do questionário
apontou maior déficit de conhecimento na área de Ecologia, onde 56% dos alunos não
possuem conhecimento básico sobre polinização, e 54%, não sabem o que é dispersão. O
mesmo déficit foi constatado nos alunos da EMEF José Lima, trabalhada em 2018,
portanto, com o andamento das atividades ao longo do ano, constatou-se uma evolução no
conhecimento dos alunos, que mostraram resultados mais positivos na reaplicação do
questionário. |