MICROBIOLOGIA VAI À ESCOLA – ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO

DSpace Repository

A- A A+

MICROBIOLOGIA VAI À ESCOLA – ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO

Show full item record

Title: MICROBIOLOGIA VAI À ESCOLA – ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO
Author: STOPIGLIA, Cheila Denise Ottonelli; PINHEIRO, Ticiane da Rosa; MAHMUD, Neimah Maruf Ahmad Maruf; LIMA, Tatiane Goulart de
Abstract: Os micro-organismos são associados, comumente, apenas como agentes causadores de doenças, contudo, uma diversidade deles estabelece relações benéficas e essenciais ao organismo. Contextualizar a microbiologia é um desafio para os professores de escolas públicas, pois a abordagem teórica torna o tema abstrato aos alunos. Estratégias de ensino- aprendizagem se tornam necessárias para complementar o ensino teórico da microbiologia. As ações extensionistas universitárias possibilitam a troca de saberes entre ensino superior e escola, aproximando os alunos de diferentes vivências e promovendo a divulgação científica. O projeto de extensão “Microbiologia vai à escola”, teve como objetivo desenvolver atividades didáticas simples para facilitar a aprendizagem e estimular a curiosidade dos alunos sobre a temática, visando desmistificar a ideia que os micro- organismos são exclusivamente causadores de doenças e reconstruir uma nova visão incluindo os diversos benefícios dos mesmos. O projeto foi desenvolvido no mês de julho de 2018, com turmas do quinto ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Uruguaiana, RS. Os quatro encontros foram executados da mesma forma, sendo: aplicação de questionário pré, a fim de coletar informações sobre o conhecimento prévio dos alunos, aula expositiva, atividade prática e/ou experimental e questionário pós, contendo as mesmas questões do questionário pré, para avaliar e quantificar o grau de aprendizagem após realização da ação teórica e prática. De acordo com os resultados obtidos nos questionários pré e pós, e, devido o interesse e participação dos alunos no decorrer dos encontros, concluímos que a metodologia utilizada foi eficaz para contribuir com a aprendizagem, fixação dos temas abordados e proporcionou um entendimento menos abstrato sobre a microbiologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199423
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
UNIPAMPA - Microbiologia vai à escola.pdf 271.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar