ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS

DSpace Repository

A- A A+

ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS

Show full item record

Title: ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS
Author: SANCHES, Tiago; REIS, João Carlos
Abstract: O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão vinculado ao curso de História da Universidade Federal da Integração Latino Americana. Tem como principal objetivo oferecer oportunidades de qualificação profissional a professores dos anos iniciais do município de Foz do Iguaçu e alunos de graduação do curso de História. O curso totaliza 72 horas sendo divididas entre encontros presenciais/teóricos e atividades práticas realizadas nas escolas, pois pretende ir além da concepção da aula de história como uma via de mão única, na qual o conhecimento está concentrado apenas na figura do docente. Nesse sentido, o referencial teórico-metodológico que fundamenta a proposta toma como base estudos e reflexões atuais sobre a área, como os trabalhos da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem os alunos como sujeitos de conhecimento e a sala de aula como espaço de investigação e produção de conhecimento. Os participantes do curso tiveram durante a participação do projeto a oportunidade de refletir sobre prática, ao mesmo tempo em que puderam compartilhar suas experiências e debater propostas para melhorar suas aulas. Esse contato entre estudantes e professores, coordenado por docentes pesquisadores da área do ensino de História, possibilitou trocas e interações complexas, profundas e enriquecedoras para todos os envolvidos. Por fim, o trabalho não se limitou a difundir conhecimento, pois o objetivo central foi tornar as atividades como um espaço inovador de produção de conhecimentos, transgredindo os limites tradicionalmente impostos pelo modus operandi das práticas acadêmicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199415
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
UNILA - ENSINAR ... ORIA NOS ANOS INICIAIS.pdf 414.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar