Abstract:
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A partir de 2010, o Brasil passou a receber um número expressivo de imigrantes haitianos.
Na região Oeste de Santa Catarina, a migração haitiana foi incentivada pela agroindústria
presente na região, em função do emprego de grande número de trabalhadores. Em uma
região marcada pela mítica de um passado heróico dos imigrantes alemães e italianos e
com a evocação constante de uma identidade europeia, portanto, branca, não surpreendeu
que esses imigrantes haitianos foram alvo de racismo pela população local, além de ser
perceptível a insociabilidade entre a população local e os imigrantes haitianos. Pensando
na integração, dentro das possibilidades, desses imigrantes haitianos, porém buscando
principalmente combater o racismo, percebeu-se que o espaço escolar seria um importante
ponto de partida para desenvolver o respeito e a tolerância. Sendo assim, criou-se o projeto
de cultura “Haitianos: Respeito, Cultura e Diferenças”, vinculado a UFFS, campus
Chapecó. O objetivo do projeto é oferecer minicursos sobre a história do Haiti, o contexto
atual e a imigração haitiana para o Brasil, além de discutir sobre o preconceito e o racismo,
visando estimular a empatia e o respeito às diferenças entre os adolescentes frequentadores
das escolas públicas da cidade. No segundo semestre de 2018, as atividades aconteceram
na Escola Básica Profª Valesca Parizotto, com duas turmas do 9º ano do Ensino
Fundamental, atendendo um total de 60 alunos. Os resultados obtidos até o momento
indicam uma melhora da integração entre os discentes moradores da região e os discentes
imigrantes haitianos, os quais muitas vezes estavam na mesma turma, porém não
socializavam entre si. Além disso, os discentes foram estimulados a desenvolver textos,
desenhos e história em quadrinhos sobre a imigração haitiana, contudo grande parte deles
apresentaram principalmente apelos contra o racismo, o que comprova o quão efetivo foi o
desenrolar do projeto. |