FORMAÇÃO CONTINUADA: PERCURSOS DO PROGRAMA NOS CAMINHOS DA PRÁXIS – CAMPUS ERECHIM
Show full item record
Title:
|
FORMAÇÃO CONTINUADA: PERCURSOS DO PROGRAMA NOS CAMINHOS DA PRÁXIS – CAMPUS ERECHIM |
Author:
|
SARTORI, Jerônimo; CORRÊA, Pamela Marmentini
|
Abstract:
|
O programa Formação Continuada de Professores da Educação Pública: Nos Caminhos da
Práxis, busca articular a atuação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
Campus Erechim com a formação continuada de professores/as das redes públicas de
ensino da educação básica. O objetivo geral do programa consiste em “ser um espaço de
produção e troca de conhecimento, proporcionando uma formação continuada, em um
processo social que se reformula e reconstrói permanentemente, trazendo a troca entre
professores/professoras da UFFS e das Escolas Públicas da Educação Básica, contribuindo
com os processos educativos para a emancipação humana”. A qualificação da educação
pública representa um dos principais compromissos da UFFS desde a sua implementação
em 2010. O referido programa encontra-se em desenvolvimento, desde fevereiro de 2018
com previsão de termino ao final de 2019, envolvendo onze municípios e alcançando
aproximadamente 540 profissionais da educação. O programa tem como foco a formação
dos/as mediadores/as, para que estes/as sejam protagonistas do planejamento e do
desenvolvimento da formação continuada na escola - espaço de trabalho dos/as
educadores/as. No percurso do programa, embasados no princípio da reflexão-ação-
reflexão, compreendemos que houve avanços no aprofundamento dos estudos teóricos
referentes às práticas pedagógicas, ao desenho de uma proposta curricular vinculada à Base
Nacional Comum Curricular (BNNC) e ao trabalho da coordenação pedagógica na escola,
em que os/as coordenadores/as estão se tornando mais empoderados/as para exercer a sua
função na escola. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199384
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar