A UNIVERSIDADE E A ESCOLA VISITAM A EXPOSIÇÃO CONEXÕES DAS CIÊNCIAS: UM DESAFIO COLETIVO DE FORMAÇÃO E AÇÃO PERMANENTES
Show full item record
Title:
|
A UNIVERSIDADE E A ESCOLA VISITAM A EXPOSIÇÃO CONEXÕES DAS CIÊNCIAS: UM DESAFIO COLETIVO DE FORMAÇÃO E AÇÃO PERMANENTES |
Author:
|
COAN, Cherlei; ROSA, Jéssica da; MORO, Fernanda
|
Abstract:
|
Neste trabalho analisamos as ações desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão
Conexões das Ciências que contempla uma exposição temática, aberta à visitação,
organizada na UFFS campus Erechim-RS. As temáticas abordadas se desenvolvem por meio
de três eixos de trabalho interligados: a) Ecossistemas gaúchos; b) Seres vivos de outros
ecossistemas e c) Mulheres na ciência, onde conhecimentos científicos e tradicionais se
complementam. Trata-se de ampliar a compreensão sobre as temáticas abordadas e viabilizar
propostas prático-pedagógicas de ensino e divulgação científica, que possam contribuir com
o processo de formação inicial de licenciandos, professores e alunos das escolas de educação
básica da região do Alto Uruguai. O trabalho contemplou três momentos. No primeiro, foi
produzido materiais, revitalizado o acervo da coleção a ser exposta e organizado o espaço.
Em seguida, foi oferecido um curso de formação de monitores para atuar na visitação guiada.
Por fim, a exposição foi aberta à visitação da comunidade acadêmica e regional. Um dos
primeiros resultados desse projeto é a compreensão mais articulada das relações entre
distintas categorias de educação: formal, não formal e informal. Acreditamos que este
trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de ações interdisciplinares de educação
não formal na área de Ciências da Natureza; a constituição de elos de ligação entre
universidade e escolas, com vistas a criação de parcerias permanentes na formação de
professores e na melhoria do ensino e da aprendizagem em ciências. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199379
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar