JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR.
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Title:
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JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR. |
Author:
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NATALI, Paula Marçal; NERI, Daise Natielen dos Santos; SOUZA, Thaís Godoi de; CRUZ, Jaqueline Lima; FERREIRA, Tamires Fernanda
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Abstract:
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A Educação Social no Brasil é uma área nova da educação, a qual está em processo de
constituição. Esta busca na atualidade consolidar-se em diversos âmbitos, a exemplo, o
âmbito formativo. A área trabalha com pessoas que tiveram seus direitos violados, mais
comumente desenvolve suas ações com a infância, adolescência e juventude. Estes são os
grupos sociais alcançados pelo projeto de extensão universitária “Brincadeiras com
meninas e meninos do Vale do Ivaí-PR”. O presente estudo tem como objetivo analisar a
ação educativa desenvolvida por educadores/as sociais com a linguagem dos jogos e
brincadeiras. A pesquisa de cunho qualitativo, foi organizada como estudo de caso. A
técnica de coleta de dados aplicada foi o grupo focal. A coleta realizou-se em três
encontros com educadores (as) sociais e acadêmicos (as) participantes do projeto e antigos
participantes. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo de Laurence Bardin.
Constatou-se com a pesquisa os seguintes resultados: a) os/as educadores(as) sociais
utilizam-se de jogos e brincadeiras como forma de aproximação das crianças, adolescentes
e jovens; b) a formação que os/as educadores (as) obtiveram no projeto de extensão foi
fundamental para atuação na área educacional; c) o município em que o projeto de
extensão é desenvolvido tem um cenário vasto de violação de direitos no que tange a
infância e adolescência empobrecida e d) a Educação Social pode contribuir para a
efetivação da participação social infanto-juvenil, especialmente no que se refere a esfera da
garantia e reivindicação de direitos humanos. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199373
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Date:
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2019-07-04 |
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