JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR.

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JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR.

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Title: JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SOCIAL: COM A PALAVRA OS EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINAS E MENINOS DO VALE DO IVAÍ-PR.
Author: NATALI, Paula Marçal; NERI, Daise Natielen dos Santos; SOUZA, Thaís Godoi de; CRUZ, Jaqueline Lima; FERREIRA, Tamires Fernanda
Abstract: A Educação Social no Brasil é uma área nova da educação, a qual está em processo de constituição. Esta busca na atualidade consolidar-se em diversos âmbitos, a exemplo, o âmbito formativo. A área trabalha com pessoas que tiveram seus direitos violados, mais comumente desenvolve suas ações com a infância, adolescência e juventude. Estes são os grupos sociais alcançados pelo projeto de extensão universitária “Brincadeiras com meninas e meninos do Vale do Ivaí-PR”. O presente estudo tem como objetivo analisar a ação educativa desenvolvida por educadores/as sociais com a linguagem dos jogos e brincadeiras. A pesquisa de cunho qualitativo, foi organizada como estudo de caso. A técnica de coleta de dados aplicada foi o grupo focal. A coleta realizou-se em três encontros com educadores (as) sociais e acadêmicos (as) participantes do projeto e antigos participantes. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Constatou-se com a pesquisa os seguintes resultados: a) os/as educadores(as) sociais utilizam-se de jogos e brincadeiras como forma de aproximação das crianças, adolescentes e jovens; b) a formação que os/as educadores (as) obtiveram no projeto de extensão foi fundamental para atuação na área educacional; c) o município em que o projeto de extensão é desenvolvido tem um cenário vasto de violação de direitos no que tange a infância e adolescência empobrecida e d) a Educação Social pode contribuir para a efetivação da participação social infanto-juvenil, especialmente no que se refere a esfera da garantia e reivindicação de direitos humanos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199373
Date: 2019-07-04


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