ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO

Mostrar registro completo

Título: ETERNIZAR-TE: A ARTE NA PREVENÇÃO
Autor: Fermino, Fabiana Aidar; Silva, Caroline Sousa da; Pinheiro, Eduardo Von Randow
Resumo: No contexto complexo de alinhamento de necessidades da comunidade e política de Extensão Universitária, e com a particularidade da saúde em região fronteiriça, o projeto de Extensão Eternizar-te atua, desde 2015, com ações de promoção e prevenção de saúde no município de Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira. A proposta do projeto é de que a equipe seja multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, para que a abordagem em saúde seja entendida em toda a sua complexidade. O uso da linguagem do clown amplia o escopo de possibilidades de enfoque na educação em saúde, visando desenvolver e motivar a autonomia dos sujeitos sobre sua condição de saúde de forma lúdica, garantindo a humanização das relações entre extensionistas e comunidade. A conscientização por meio da metodologia lúdica e educação em saúde debruça sobre determinantes modificáveis de saúde, ou seja, fatores que influenciam a saúde da população e que podem ser modificadas por mudanças do estilo de vida ou do comportamento. O objetivo geral do projeto é preconizar ações de promoção e prevenção de saúde, sendo o objetivo específico para 2019 a atuação na promoção de saúde mental que pode ser potencializada pela figura do clown, e potencializada pela consolidação do projeto na comunidade externa ao longo dos 4 anos de sua existência. A pretensão de transformação social e de mudança de perfil epidemiológico da população da fronteira é a peça chave para a afinação do produto técnico-científico acadêmico na forma do Projeto de Extensão Eternizar-te.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199348
Data: 2019-07-04


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
UNILA - Eternizar-te A arte na prevenção.pdf 211.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar