PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
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Title:
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PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS. |
Author:
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DALL’AGNOL, Marinel MÓR; BONDAN, Francine; CANTEIRO, Luan; KLAJN, Amanda; LOVATO, Maria Clara; LAUDA, Carolina
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Abstract:
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Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento grave, com alta mortalidade,
decorrente principalmente de doenças cardiovasculares isquêmicas, em especial a doença
arterial coronariana. Metade das paradas cardiorrespiratórias ocorrem na comunidade e está
comprovado que se as pessoas iniciarem os procedimentos necessários imediatamente,
podem diminuir em 30% a mortalidade até chegar ao hospital. Assim, o treinamento das
pessoas que não são profissionais da saúde para o pronto reconhecimento e assistência às
vítimas de PCR ocorrida na comunidade é importante, porque pode ajudar a salvar vidas.
Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Reanima durante o
ano de 2018, na cidade de Santa Maria, na região central do RS. Metodologia: O Reanima
é coordenado pelo Dep. de Saúde Coletiva da UFSM e oferece capacitações teórico-práticas
em reanimação cardiopulmonar (RCP) para oito escolas de ensino médio e para a
comunidade em geral em locais públicos como feiras, praças e shoppings, além de demandas
de públicos específicos como cursos técnicos e ONGs. Também atua na comunidade interna
da UFSM. Além disso, está aberto a convites de todos os setores da sociedade. A ação iniciou
em 2013, impulsionada pelo comprometimento cidadão de estudantes do curso de medicina,
que sentiam a necessidade de dar um retorno à sociedade em fases precoces da graduação.
As capacitações são teórico-práticas, com aula teórica, exposição de vídeo, aula prática com
dramatização com torços para treinamento em RCP e distribuição de folheto informativo.
Processos Avaliativos: paralelamente, é conduzida uma pesquisa epidemiológica com os
alunos avaliando a efetividade do método educativo e uma pesquisa de opinião com as
professoras nas escolas. Conclusões: A troca de saberes entre os integrantes do grupo e os
participantes da capacitação é enriquecedora para ambas as partes, contribuindo tanto para a
formação acadêmica como para a educação em saúde. Apoio FIEX e FIPE-UFSM. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199345
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Date:
|
2019-07-04 |
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