PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.

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PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.

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Title: PROGRAMA DE EXTENSÃO REANIMA: O SEXTO ANO CAPACITANDO LEIGOS EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM SANTA MARIA, RS.
Author: DALL’AGNOL, Marinel MÓR; BONDAN, Francine; CANTEIRO, Luan; KLAJN, Amanda; LOVATO, Maria Clara; LAUDA, Carolina
Abstract: Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento grave, com alta mortalidade, decorrente principalmente de doenças cardiovasculares isquêmicas, em especial a doença arterial coronariana. Metade das paradas cardiorrespiratórias ocorrem na comunidade e está comprovado que se as pessoas iniciarem os procedimentos necessários imediatamente, podem diminuir em 30% a mortalidade até chegar ao hospital. Assim, o treinamento das pessoas que não são profissionais da saúde para o pronto reconhecimento e assistência às vítimas de PCR ocorrida na comunidade é importante, porque pode ajudar a salvar vidas. Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Reanima durante o ano de 2018, na cidade de Santa Maria, na região central do RS. Metodologia: O Reanima é coordenado pelo Dep. de Saúde Coletiva da UFSM e oferece capacitações teórico-práticas em reanimação cardiopulmonar (RCP) para oito escolas de ensino médio e para a comunidade em geral em locais públicos como feiras, praças e shoppings, além de demandas de públicos específicos como cursos técnicos e ONGs. Também atua na comunidade interna da UFSM. Além disso, está aberto a convites de todos os setores da sociedade. A ação iniciou em 2013, impulsionada pelo comprometimento cidadão de estudantes do curso de medicina, que sentiam a necessidade de dar um retorno à sociedade em fases precoces da graduação. As capacitações são teórico-práticas, com aula teórica, exposição de vídeo, aula prática com dramatização com torços para treinamento em RCP e distribuição de folheto informativo. Processos Avaliativos: paralelamente, é conduzida uma pesquisa epidemiológica com os alunos avaliando a efetividade do método educativo e uma pesquisa de opinião com as professoras nas escolas. Conclusões: A troca de saberes entre os integrantes do grupo e os participantes da capacitação é enriquecedora para ambas as partes, contribuindo tanto para a formação acadêmica como para a educação em saúde. Apoio FIEX e FIPE-UFSM.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199345
Date: 2019-07-04


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