CUIDANDO DE QUEM CUIDA: GRUPO DE AJUDA MÚTUA COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO AO FAMILIAR DE PESSOAS COM ALZHEIMER

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CUIDANDO DE QUEM CUIDA: GRUPO DE AJUDA MÚTUA COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO AO FAMILIAR DE PESSOAS COM ALZHEIMER

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Title: CUIDANDO DE QUEM CUIDA: GRUPO DE AJUDA MÚTUA COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO AO FAMILIAR DE PESSOAS COM ALZHEIMER
Author: Locks, Melissa Orlandi Honório; Santos, Silvia Maria Azevedo dos; Hausmann, Camila
Abstract: A Doença de Alzheimer é uma síndrome caracterizada pelo declínio de múltiplas funções cognitivas associadas a alterações psicológicas, de personalidade, de comportamento e perda de algumas habilidades sociais. Assim, cuidar de pessoas com doença de Alzheimer e dar suporte a essas famílias é um desafio, além de tal doença ser considerada um importante agravo à saúde dos idosos porque tem como desfecho limitação da capacidade funcional e cognitiva, dependência e comprometimento da participação social. Relatar e refletir acerca do grupo de ajuda mútua como estratégia de cuidado ao familiar de pessoas com Alzheimer. Trata-se de um Relato de experiência a partir das vivências de um grupo de ajuda mútua consolidado há mais de 20 anos na Universidade Federal de Santa Catarina. A metodologia utilizada no grupo versa a partir de encontros quinzenais de fluxo contínuo e por livre demanda, acolhimento das famílias, rodas de conversa, atividade de educação em saúde, debates temáticos, ensino de práticas de cuidado simuladas e de estimulação cognitiva, bem como apoio psicoemocional voltados ao cuidador. A avaliação é realizada de forma contínua, ao findar cada encontro, sendo possível a partir de então, manter, aprimorar ou incluir novas demandas de temas e de ações no grupo. Soma-se isso, a avaliação anual onde são computados o alcance das metas programadas e atingidas, as famílias beneficiadas e o envolvimento acadêmico no projeto. O grupo possibilita compartilhar experiências e conhecimentos acerca da convivência com a pessoa com Alzheimer, além de oferecer apoio psicossocial aos participantes uma vez que se configura como um ambiente importante de apoio emocional a cuidadores, além de ser um espaço de ensino e aprendizado para os alunos e profissionais que ali estão.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199329
Date: 2019-07-04


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