O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS

DSpace Repository

A- A A+

O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS

Show full item record

Title: O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE MOBILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS
Author: MONTEIRO, Andréa Cristina Gomes; WALTER, Flávia; SCHWAMBACH, Daiane Matt
Abstract: A ludicidade, presente em diversos momentos do nosso dia-a-dia, faz-se instrumento de mediação no processo de ensino-aprendizagem. Aprofundar conceitos sobre ludicidade faz parte da formação de professores que preocupados com o processo de ensinar-aprender, procuram obter resultados mais significativos em sua atuação. Nesse sentido, percebe-se no contexto educacional que há pouca formação que aborde essa temática e que poderia auxiliar no processo de constituição desse sujeito professor. Tendo por base esse cenário, este artigo se propõe a analisar as concepções de ludicidade contidas nos portfólios produzidos pelos professores, a partir de um curso sobre o lúdico realizado em um dos estabelecimentos do Instituto Federal Catarinense. A partir da análise dos portfólios foi possível identificar quatro categorias de análise: Interações, Desenvolvimento integral, O prazer e, O lúdico como ferramenta pedagógica. Sendo somente o Desenvolvimento integral a ser observado neste estudo. Partindo dessa análise, percebeu-se que este curso permitiu momentos de trocas entre docentes, bolsista e participantes, o que resultou na percepção de que o lúdico é importante para um processo de ensino-aprendizagem eficiente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199328
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
IFC - O desenvo ... nstrução de portfólios.pdf 338.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar