Abstract:
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A conscientização da população sobre a importância do armazenamento e descarte correto
de medicamentos pode ser feita através de programas educativos com crianças, potenciais
agentes multiplicadores de conhecimento. Acreditando no papel da extensão universitária
como agente transformador da realidade social, a experiência desse trabalho foi resultado de
uma ação do Grupo MedicAção, com objetivo de orientar e conscientizar uma comunidade
escolar de forma inovadora sobre o tema proposto. A atividade foi realizada na EMEF
Bernardino Fernandes, do município de Santa Maria/RS, com alunos do 5º ao 8º ano escolar,
diretor, professores, além dos demais funcionários da escola, totalizando um público
estimado em 60 pessoas. A ação contemplou cinco momentos: a) apresentação do grupo e
missão do projeto, b) perguntas diagnósticas da situação domiciliar aos espectadores, c)
conscientização da importância do armazenamento e descarte correto de medicamentos, d) quiz
para assimilação do conteúdo abordado, com distribuição de brindes e, e) encerramento das
atividades com distribuição de brindes e de cartilhas educativas sobre a temática. Além da
boa aceitação do público, a mudança de postura dos espectadores, em relação ao assunto,
ficou evidente ao longo da realização do evento, sendo perceptível ao comparar as respostas
das perguntas diagnósticas com as do quiz no final da atividade. A utilização do quiz como
instrumento de ação universitária mostrou o potencial integrador e incentivador da
ferramenta, articulando a participação do público de forma simples, eficaz e inovadora na
construção do conhecimento. A partir desta ação de extensão, foi possível levar
conhecimento à uma comunidade escolar, e espera-se a geração de impacto nas famílias
dessas crianças agindo como agentes multiplicadores da informação e auxiliando na
promoção da saúde coletiva. Além disso, proporcionou uma experiência enriquecedora na
formação acadêmica dos extensionistas ao permitir oportunidades de novas vivências e
geração de efeito social na comunidade envolvida. |