CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE

DSpace Repository

A- A A+

CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE

Show full item record

Title: CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
Author: Lima, Vanessa Aparecida Alves de; Bordini, Gabriela Sagebin; Fantin, Jamile
Abstract: A ansiedade-traço e a ansiedade-estado são eventos que afligem sujeitos em todos os segmentos da sociedade devido à conjuntura econômica, cultural e social de nossa época. O ambiente acadêmico universitário tem sido relatado como ansiógeno em função da pressão por resultados no desempenho escolar. Nesta perspectiva, relata-se os resultados parciais de um projeto de extensão em psicologia escolar, que tem como objetivo discutir, com docentes, TAEs e estudantes universitários, as situações ansiógenas relacionadas ao cotidiano acadêmico do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ-UFSC). O projeto tem duração de três anos (iniciou em 2018). Ao final, os resultados e estratégias serão reavaliados para se tornar, provavelmente, atividade sistemática do serviço de psicologia escolar e organizacional do CTJ. Em cada semestre uma palestra é realizada como informativa do tema e abertura da formação dos grupos. Os grupos de docentes e TAEs não acontecem pela indisponibilidade dos mesmos para a formação de grupos, mas foram realizadas orientações individuais. Com os estudantes foram realizados, em média, por semestre, em 2018, três grupos, com seis participantes e duração de oito encontros por grupo. Durante os encontros, discutiu-se a percepção e sentimento dos estudantes em relação à ansiedade no ambiente universitário, quando foram dadas orientações com relação à constituição e dinâmica da ansiedade, bem como foram abordadas estratégias para enfrentamento da mesma. De forma geral os participantes relataram melhora nos sintomas de ansiedade e, dentro dos grupos, se tem oportunidade de desenvolver a consciencia crítica quanto à dinâmica envolvendo os sintomas no contexto educacional.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
UFSC - CONVERSA ... ESTUDANTES, DOCENTES E.pdf 249.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar