CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE
Show full item record
Title:
|
CONVERSANDO SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES, DOCENTES E TAEs DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE |
Author:
|
Lima, Vanessa Aparecida Alves de; Bordini, Gabriela Sagebin; Fantin, Jamile
|
Abstract:
|
A ansiedade-traço e a ansiedade-estado são eventos que afligem sujeitos em todos os
segmentos da sociedade devido à conjuntura econômica, cultural e social de nossa época.
O ambiente acadêmico universitário tem sido relatado como ansiógeno em função da
pressão por resultados no desempenho escolar. Nesta perspectiva, relata-se os resultados
parciais de um projeto de extensão em psicologia escolar, que tem como objetivo discutir,
com docentes, TAEs e estudantes universitários, as situações ansiógenas relacionadas ao
cotidiano acadêmico do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ-UFSC). O projeto tem
duração de três anos (iniciou em 2018). Ao final, os resultados e estratégias serão
reavaliados para se tornar, provavelmente, atividade sistemática do serviço de psicologia
escolar e organizacional do CTJ. Em cada semestre uma palestra é realizada como
informativa do tema e abertura da formação dos grupos. Os grupos de docentes e TAEs
não acontecem pela indisponibilidade dos mesmos para a formação de grupos, mas foram
realizadas orientações individuais. Com os estudantes foram realizados, em média, por
semestre, em 2018, três grupos, com seis participantes e duração de oito encontros por
grupo. Durante os encontros, discutiu-se a percepção e sentimento dos estudantes em
relação à ansiedade no ambiente universitário, quando foram dadas orientações com
relação à constituição e dinâmica da ansiedade, bem como foram abordadas estratégias
para enfrentamento da mesma. De forma geral os participantes relataram melhora nos
sintomas de ansiedade e, dentro dos grupos, se tem oportunidade de desenvolver a
consciencia crítica quanto à dinâmica envolvendo os sintomas no contexto educacional. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199324
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar