CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Show full item record
Title:
|
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Author:
|
SCHELLER, Morgana; KRESCH, Eduarda Furlani
|
Abstract:
|
O texto relata as ações desenvolvidas à âmbito de um projeto de extensão realizado com
professores dos anos iniciais da Educação Básica em duas instituições públicas da rede
estadual, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, SC. O projeto objetivou contribuir
com o processo de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos por meio de uma
proposta teórico-metodológica de Matemática, tendo como referência a investigação-
formação-ação. As ações do projeto ocorrem em encontros quinzenais, na própria instituição
de docência dos participantes, no período destinado ao planejamento dos professores. Nos
encontros reflete-se, discute-se e estuda-se sobre conceitos de matemática, temas específicos
emergentes das demandas dos professores do grupo, além de atuais tendências em Educação
Matemática. Trata-se de um processo colaborativo e coletivo que envolve planejamento
pedagógico até a reflexão dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de sala.
Identificou-se que os docentes reconfiguram seu fazer didático a partir da reflexão que
emerge da prática e/ou estudos realizados e desejam estar constantemente conversando e
discutindo sobre suas práticas tendo como foco a aprendizagem dos seus estudantes.
Conclui-se que o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a
universidade e contribui para o (re)elaboração dos saberes didáticos dos professores. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar