CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DSpace Repository

A- A A+

CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Show full item record

Title: CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Author: SCHELLER, Morgana; KRESCH, Eduarda Furlani
Abstract: O texto relata as ações desenvolvidas à âmbito de um projeto de extensão realizado com professores dos anos iniciais da Educação Básica em duas instituições públicas da rede estadual, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, SC. O projeto objetivou contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos por meio de uma proposta teórico-metodológica de Matemática, tendo como referência a investigação- formação-ação. As ações do projeto ocorrem em encontros quinzenais, na própria instituição de docência dos participantes, no período destinado ao planejamento dos professores. Nos encontros reflete-se, discute-se e estuda-se sobre conceitos de matemática, temas específicos emergentes das demandas dos professores do grupo, além de atuais tendências em Educação Matemática. Trata-se de um processo colaborativo e coletivo que envolve planejamento pedagógico até a reflexão dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de sala. Identificou-se que os docentes reconfiguram seu fazer didático a partir da reflexão que emerge da prática e/ou estudos realizados e desejam estar constantemente conversando e discutindo sobre suas práticas tendo como foco a aprendizagem dos seus estudantes. Conclui-se que o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a universidade e contribui para o (re)elaboração dos saberes didáticos dos professores.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
IFC - Conversas ... do ensino fundamental.pdf 321.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar