ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

DSpace Repository

A- A A+

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

Show full item record

Title: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
Author: REIS, Vanessa Coelho dos; GOULART, Amanda; BAYESTORFF, Sandra Maria; HAAG, Ana Beatriz; TARTER, Ana Laura; NASCIMENTO, Juliana Albuquerque
Abstract: O presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O Projeto é executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque. Tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital. Na metodologia do ‘Luz do Saber’ os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras realizam o registro, a cada aula, das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo do/a educando/a. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199317
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
IFC - Alfabetiz ... nclusão e aprendizagem.pdf 191.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar