NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA, EXTENSÃO E ASSESSORIA SOBRE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (NEPIA): FORMANDO CIDADÃOS
Show full item record
Title:
|
NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA, EXTENSÃO E ASSESSORIA SOBRE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (NEPIA): FORMANDO CIDADÃOS |
Author:
|
LAVORATTI, Cleide; LUIZ, Danuta Estrufika Cantóia; PAGLIARI, Alessandra Andri; LOVATO, Bianca Gans; SILVA, Raiane Chagas da; BARCHE, Tayná Schnepper
|
Abstract:
|
O Núcleo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre a Infância e a Adolescência da
Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR objetiva trabalhar com temáticas e atividades
extensionistas específicas, vinculadas aos campos de estágio e às exigências de uma
formação profissional interdisciplinar na referida área, constituindo-se em um espaço
privilegiados de construção coletiva de conhecimentos destinados a realimentar a prática
profissional e ensino/pesquisa/aprendizagem. O Núcleo desenvolvem-se através da pesquisa
sistemática e continuada de temas de relevância social e que emergem no enfrentamento das
questões sociais do cotidiano que afetam crianças, adolescentes e suas famílias. As
atividades desenvolvidas pelo Núcleo (eventos, capacitações para profissionais da saúde,
educação e assistência social, assessorias aos 18 municípios da Região dos Campos Gerais
na implantação de ações de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes,
elaboração de fluxos e protocolos de atendimento às vítimas, dentre outras ações) propiciam
uma formação profissional cidadã, baseadas no respeito à dignidade humana, aos direitos
sociais e em práticas éticas-teórico-metodológicas mediadas pela pesquisa e reflexão sobre
a realidade concreta. Além de constituir como espaço diferenciado de formação onde o
ensino, a extensão e a pesquisa não são concebidas como atividades separadas por critérios
burocráticos e institucionais, mas são realizadas de forma realmente indissociáveis. A
criticidade e a atitude investigativa são elementos fundamentais aos participantes do Núcleo,
o que se revela que esta modalidade de ensino-aprendizagem em pequenos grupos, mediada
pelos saberes do cotidiano das comunidades onde atua o Projeto, pode ser uma das
alternativas para o repensar de uma nova formação profissional que privilegie a valorização
dos indivíduos, de seu potencial criativo e da sua capacidade de provocar transformações no
meio em que está inserido. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199232
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar