O IMPACTO DO GRUPO DE ESTUDOS APÍCOLAS – GEA NA REGIÃO DA AMESC

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O IMPACTO DO GRUPO DE ESTUDOS APÍCOLAS – GEA NA REGIÃO DA AMESC

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Title: O IMPACTO DO GRUPO DE ESTUDOS APÍCOLAS – GEA NA REGIÃO DA AMESC
Author: ANASTÁCIO, Mauricio; PEREIRA, Vitória; PIRES, Jônatas; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Tuan; ARBOITTE, Miguelangelo
Abstract: O Grupo de estudos apícolas – GEA fundado em 2011 atua no Ensino, Pesquisa e Extensão, na área de apicultura e meliponicultura, vinculado ao Instituto Federal Catarinense - Campus Santa Rosa do Sul, tem como missão atender as demandas da microrregião Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense – AMESC, sempre trabalhou com objetivo de atender a comunidade por meio de remoção de colônias de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) e difusão do conhecimento sobre sua importância, com isso colonizando o apiário pratico-cientifico que posteriormente serviu de base para projetos de pesquisa monitoramento de doenças apícolas, avaliação da capacidade da vesícula melífera, medição da temperatura interna de colônias, entre outros. Desde a fundação o GEA atendeu mais de 1300 alunos sendo estes do curso técnico em agropecuária e de graduação de engenharia agronômica, onde estes tiveram a oportunidade de aprender a importância das abelhas e seus principais manejos e seus produtos capacitando-os para o mercado de trabalho. Durante esse período o grupo já apresentou mais de 35 trabalhos em congressos entre eles dois nacionais. Nos dias atuais o grupo conta com dois técnicos agrícolas, onze alunos do curso técnico em agropecuária e quatro alunos da graduação em engenharia agronômica sendo esses responsáveis pela manutenção do apiário prático científico e discriminação do conhecimento de abelhas sem ferrão e africanizadas na implantação e distribuição de plantas melíferas e poliníferas. Nesses oito anos de realização de Ensino, Pesquisa e Extensão no extremo Sul Catarinense, garantindo a difusão de conhecimentos na área de meliponicultura e apicultura. Enfrentando períodos em que a burocracia institucional atua de forma em impedir a capacitação de futuros profissionais realmente preparados para o mercado de trabalho.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199159
Date: 2019-07-04


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