Uso da análise de perfis latentes para verificar a estabilidade de padrões alimentares de escolares de Florianópolis (SC)

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Uso da análise de perfis latentes para verificar a estabilidade de padrões alimentares de escolares de Florianópolis (SC)

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Title: Uso da análise de perfis latentes para verificar a estabilidade de padrões alimentares de escolares de Florianópolis (SC)
Author: Lobo, Adriana Soares
Abstract: O estudo de Padrões Alimentares (PAs) tem se tornado popular na epidemiologia nutricional, embora que ainda limitado em crianças em idade escolar (sete a dez anos de idade), sobretudo no que diz respeito à sua estabilidade. Este estudo teve por objetivos: 1) identificar PAs de escolares do segundo ao quinto ano da rede pública de ensino de Florianópolis monitorados pelo Web-CAAFE (2013, 2014 e 2015); 2) verificar a estabilidade dos PAs e 3) verificar a associação dos PAs e de sua estabilidade com variáveis sociodemográficas, atividade física, atividade sedentária e status de peso. O conjunto de dados dos três anos da pesquisa incluiu uma amostra total de 6.379 escolares (1942 em 2013; 2013 em 2014 e 2424 em 2015). A análise da estabilidade intraindividual contou com uma amostra de 522 escolares acompanhados prospectivamente. Os dados foram obtidos por meio do questionário Web-CAAFE (Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares), um questionário baseado na web que examina o consumo alimentar e a atividade física durante o dia anterior. A análise de perfis latente (APL) foi utilizada para identificar os PAs, cujos indicadores foram as frequências do consumo diário de 32 alimentos e bebidas do questionário Web-CAAFE. A regressão multinomial multivariada foi utilizada para verificar a associação dos PAs e de sua estabilidade com variáveis de interesse. Três PAs foram identificados na análise dos dados dos três levantamentos combinados: Tradicional (com alimentos típicos da cultura brasileira, como arroz, feijão, carnes e pães e biscoitos), Monótono (massas, macarrão instantâneo e sanduíches/cachorro quente/pizza/salgados) e Misto (maioria dos alimentos do Web-CAAFE, incluindo saudáveis e não saudáveis). As porcentagens de crianças em cada um desses perfis foram de 41,3%, 36,3% e 22,4%, respectivamente. Uma proporção maior de meninos apresentou o PA Monótono, enquanto uma proporção maior de meninas apresentou o padrão Tradicional. Escolares nos tercis mais elevados de escore de atividade física e comportamento sedentário foram significativamente mais propensos a apresentar um PA Misto. O PA Tradicional mostrou-se associado ao relato do consumo de alimentos em dias de semana (dia escolar) em oposição a dias não escolares em ambos os sexos. Meninos que não relataram terem realizado o lanche escolar tiveram uma maior probabilidade de apresentar o PA Monótono. O status de peso (sem excesso de peso ou com excesso de peso) não apresentou associação estatisticamente significativa com os PAs. As análises de painéis transversais conduzidas em 2013 e em 2015 resultaram em três PAs comparáveis entre os dois anos: Tradicional, Monótono e Misto. No estudo longitudinal foi observado que 45% dos 522 escolares mantiveram-se alocados no mesmo PA. O PA Tradicional foi o mais estável deles (51,1%), sendo que a manutenção desse padrão ao longo dos dois anos mostrou-se associada ao sexo feminino, à maior renda e ao relato de consumo no dia escolar da semana em ambos os anos de inquérito. Em virtude da instabilidade intraindividual dos PAs observada num intervalo de dois anos, futuras pesquisas são necessárias para investigar se PAs tendem a se modificar em períodos de tempos maiores, os determinantes dessa instabilidade e a influência do dia do relato nos PAs.Abstract : The study of Dietary Patterns (DPs) has become popular in nutritional epidemiology, although it is still limited in school-age children (seven to ten years of age), especially with regard to their stability. The objectives of this study were: 1) to identify DPs of schoolchildren from the second to fifth year of the Florianópolis public schools participating in the Web-CAAFE Surveys (2013, 2014 and 2015); 2) verify the stability of DPs and 3) verify the association of DPs and their stability with sociodemographic variables, physical activity, sedentary activity and weight status. The data set for the three years of the survey includes a total sample of 6,379 students (1942 in 2013, 2013 in 2014 and 2424 in 2015). The analysis of intra-individual stability counted on a sample of 522 students followed prospectively. Data was obtained using the questionnaire Web-CAAFE (Food Intake and Physical Activity of Schoolchildren), a web-based self-administered questionnaire that examines food consumption and physical activity during the previous day. Latent profile analysis (LPA) was used to identify DPs, whose indicators were the frequencies of daily consumption of 32 foods and beverages of the Web-CAAFE questionnaire. Multivariate multinomial regression was used to verify the association of DPs and their stability with variables of interest. Three DPs were identified in the data analysis of the three combined surveys: Traditional (with typical foods of Brazilian culture, such as rice, beans, meats, breads and biscuits), Monotonous (pastas, instant noodles and sandwiches/hot dogs/pizza) and Mixed (most Web-CAAFE foods, including healthy or not). The percentages of children within these profiles were 41.3, 36.3, and 22.4%, respectively. A higher proportion of boys presented Monotone DP, while a higher proportion of girls presented the Traditional DP. Schoolchildren in the highest tertiles of physical activity score and sedentary behavior were significantly more likely to present a Mixed DP. The Traditional DP was associated to the report of food consumption on weekdays (school day) as opposed to non-school days in both sexes. Boys who did not report having had school lunches were more likely to have Monotonous BP. The weight status (not overweight or overweight) did not present a statistically significant association with DPs. Transverse panel analyzes conducted in 2013 and 2015 resulted in three comparable DPs between the two years: Traditional, Monotonous and Mixed. In the longitudinal study, 45% of 522 schoolchildren were allocated to the same DP. The Traditional DP was the most stable (51.1%), and the maintenance of this pattern over the two years was associated with the female sex, the highest income and the consumption report on the school day of the week in both years of investigation. Due to the intra-individual instability of DPs observed within a two-year interval, further research is needed to investigate whether APs tend to change over longer periods of time, the determinants of this instability, and the influence of reporting day on DPs.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198529
Date: 2018


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