Title: | Fragmentos teóricos de domínios de pesquisa da ciência da informação: perspectiva metateórica para gestão do conhecimento e competência em informação |
Author: | Garcia, Cristiane Luiza Salazar |
Abstract: |
No panorama dos estudos do campo da Ciência da Informação (CI), situam-se os domínios de pesquisa gestão do conhecimento e competência em informação , reconhecidos aqui como comunidades discursivas formadas a partir da divisão do trabalho desenvolvido em torno das pesquisas da CI. Acredita-se que as relações particulares dos domínios de pesquisa com o campo da CI colaboram para a produção da multiplicidade teórica observada no campo. Mesmo diante destas relações múltiplas, observa-se que os fragmentos teóricos dos domínios se alinham de alguma forma aos pressupostos da Ciência da Informação e assim, juntos, são os fios condutores das pesquisas no campo. Neste caminho, o ponto de partida deste estudo é a tentativa de posicionar os domínios em espaço comum, por meio do estudo de fragmentos teóricos de ambos. Por meio de uma perspectiva metateórica, o estudo analisou algumas teses defendidas nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, que demonstravam relação direta com as temáticas gestão do conhecimento e/ou competência em informação . Duas matrizes metateóricas foram criadas contendo fragmentos teóricos dos dois domínios. Por meio do mapeamento conceitual, os dados das matrizes foram condensados em dois mapas conceituais, os quais foram utilizados para análise e apresentação dos dados da pesquisa. Gestão do conhecimento e competência em informação são domínios de pesquisa interdisciplinares e assim, seus fundamentos estão alinhados também a outros campos. Na CI, seus fragmentos teóricos podem ser situados nas premissas do paradigma social do campo, tendo como enfoque de suas ações os contextos socio- organizacional e sociocomunitário. Ambos consideram a relação entre informação e conhecimento, mas em gestão do conhecimento o ponto de partida é o conhecimento, e na competência em informação , a informação. Os fragmentos teóricos de ambos seguem a linha das teorias com teor experiencial, o que talvez seja um caminho para compreender a falta de organização em torno das teorias dos domínios e, consequentemente, da Ciência da Informação. Abstract : The overview of the studies on the field of Information Science (IS) shows the research domains 'knowledge management' and 'competence in information', recognized here as discursive communities formed from the division of labor development around research on the field. It is believed that the particular relationships of research domains such as the IS, collaborate to produce the theoretical multiplicity observed in the field. Even in the face of these multiple relationships, it is observed that the theoretical fragments of the domains align in some way to the assumptions of Information Science, and thus together they are the guiding threads of field research. In this way, the starting point of this study is the attempt to place the domains in a common space, through the study of theoretical fragments of both. Through a meta-theoretical perspective, the study analyzed theses defended in the postgraduate programs in Information Science in Brazil, which has shown direct relation with the themes 'knowledge management' and / or 'information competence'. The study created two metatheoretical matrices containing theoretical fragments of the two domains. Through the conceptual mapping, the data of the matrices were condensed into two conceptual maps, which were used to analyze the presentation of the data of the research. 'Knowledge management' and 'information competence' are interdisciplinary fields of research, and thus their foundations are aligned with other fields. In Information Science, its theoretical fragments can be placed in the premises of the social paradigm of the field, focusing on the socio-organizational contexts and the socio-community. Both consider the relationship between information and knowledge, but in 'knowledge management' the starting point is knowledge, and in 'information competence' is information. The theoretical fragments of both follow the line of theories with experiential content, which is perhaps a way to understand the lack of organization around the theories of the domains and consequently of the Information Science. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198504 |
Date: | 2018 |
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PCIN0186-T.pdf | 1.682Mb |
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