Title: | "Porque eu faço o que eu gosto": emoções e sentimentos na vida cotidiana de docentes do ensino superior |
Author: | Martins, Andreia |
Abstract: |
Este estudo teve como objetivo compreender as emoções/sentimentos que medeiam a vida cotidiana de docentes do ensino superior. Citam-se como objetivos específicos: entender como cada participante da pesquisa se constituiu enquanto docente; identificar as práticas da vida cotidiana dos docentes investigados; e compreender as relações construídas a partir das suas práticas docentes. A pesquisa foi desenvolvida por meio do método de história de vida, dos pressupostos teóricos de Lev Semionovitch Vigotski e dos fundamentos da vida cotidiana e da teoria dos sentimentos de Agnes Heller. Participaram da pesquisa quatro docentes do ensino superior que lecionam em Instituições do Ensino Superior privadas e comunitárias. Os resultados da pesquisa demonstraram que, apesar das dificuldades oriundas do contexto do trabalho docente no ensino superior, especialmente em função da insegurança frente à variabilidade de disciplinas a cada semestre letivo e à elevada carga horária dedicada às atividades da docência, seguramente são os encontros alegres que se destacam no desenvolvimento das atividades da docência, que afetam os professores e promovem potência de ação para suas atividades profissionais e implicação pelo ofício da docência. Abstract : This study aimed to understand the emotions/feelings that permeate the daily life of higher education teachers. The specific objectives are: to understand how each research participant was constituted as a teacher; identify the daily life practices of the teachers investigated; and understand the relationships built from their teaching practices. The research was developed through the method of life history, the theoretical assumptions of Lev Semionovitch Vygotsky, the foundations of everyday life and the theory of feelings of Agnes Heller. Four higher education teachers, who teach in Private and Community Higher Education Institutions, participated in the study. The research results showed that, despite the difficulties arising from the context of teaching work in higher education, especially due to the uncertainty regarding the variability of subjects in each academic semester, and the high workload devoted to teaching activities (in extra-class activities), it is surely the joyful meetings that stand out in the development of teaching activities, which promote the power of action for the professional activities of teachers, and their consequent engagement by the teaching profession. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198368 |
Date: | 2018 |
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PPSI0812-T.pdf | 2.995Mb |
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