Title: | Pedagogia de construção de noção de desempenho ambiental |
Author: | Gómez, Mirta Niselli Rolón |
Abstract: |
A construção de noção de bom desempenho ambiental (BDA) decorre do uso e mobilização de meios na atribuição de significado ao ambiente criado. É noção que emerge da relação indivíduo-meio e da possibilidade de criar um ambiente desejado. O processo de evolução dessa noção consolidou-se mais fortemente associado à noção da escassez dos meios e técnicas voltadas à superação dessa problemática. Tal associação acabou por minimizar a importância do comportamento humano na promoção do BDA. De todo modo, a concepção de BDA ainda necessita ser melhor articulada ao significado atribuído pelos indivíduos no acesso a meios. Os processos de aprendizagem, associados a possibilidades a partir da mobilização de princípios físicos que regem possibilidades e limitações na transformação de meios disponíveis em meios desejados, revelam-se potencialmente adequados para uma valoração do BDA mais coerente com os significados relacionados ao ambiente promovido. Assim, este trabalho visa a identificar e organizar elementos pedagógica e fisicamente fundamentados para a construção de uma noção e uma distinção de bom ou mau desempenho ambiental no uso e transformação de meios. Uma pesquisa eminentemente teórica, fundamentada em implicações do Segundo Princípio da Lei da Termodinâmica e na teoria pedagógica construtivista. No que se refere ao Segundo Princípio, a entropia destaca-se como importante na indicação da medida da desordem implicada no acesso humano aos meios. A teoria construtivista, por sua vez, facilita a mensagem na compreensão das implicações dessa medida e na orientação da conduta humana tanto na minimização da desordem quanto na obtenção da ordem. Essas fundamentações teóricas, inter-relacionadas, embasaram, nesta tese, a construção do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), que, a partir de um dado numérico, aponta a desordem gerada na apropriação de meios, identificada por formas distintas de inteligência. Ressalta-se que esse índice designa valor ao comportamento do indivíduo e pode ser operacionalizado para distinguir a qualidade da mobilização de meios em uso socialmente aceitos. Essa ferramenta pode constituir uma pedagogia alternativa à orientação de uma nova forma de perceber a noção de desempenho ambiental. Abstract : The construction of the notion of good environmental performance (GEP) comes from the use and mobilization of resources in the attribution of meaning to the created environment. It is a notion that emerges from the individual-resources relationship and the possibility of creating a desired environment. The process of evolution of the notion was consolidated more strongly associated with the notion of scarcity of means and techniques aimed at overcoming this problem. This association ended up minimizing the importance of human behavior in the promotion of the GEP. Anyway, the conception of the GEP, still needs to be better articulated to the meaning attributed by individuals in access to means. Learning processes, associated with possibilities based on the mobilization of physical principles that govern possibilities and limitations in the transformation of available resources into desired resources, are potentially suitable for a GEP assessment more consistent with the meanings related to the environment promoted. Thus, this work aims to identify and organize elements, based physically and pedagogically, for the construction of a notion and a distinction of good or bad environmental performance. An eminently theoretical research, based on the implications of the Second Principle of the Law of Thermodynamics and constructivist pedagogical theory. Concerning the Second Principle, \"entropy\" stands out as important in the indication of the extent magnitude of disorder in human access to the means. The constructivist theory, in turn, facilitates the message in the understanding of the implications of this measure and in the orientation of human behavior both in the minimization of disorder and in obtaining order. These theoretical foundations, interrelated, based on this thesis the construction of the Environmental Performance Index (EPI) that, based on a numerical data, points to the disorder generated in the appropriation of means identified by different forms of intelligence. It is emphasized that this index assigns value to the behavior of the individual and can be operationalized to distinguish the quality of the mobilization of means in socially accepted uses. This tool can be an alternative pedagogy to the orientation of a new way of perceiving the notion of environmental performance. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198361 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PAGR0422-T.pdf | 769.1Kb |
View/ |