Title: | Intervenções arquitetônicas junto a povos indígenas: processo de projeto, apropriação e uso de ambientes escolares |
Author: | Zanin, Nauíra Zanardo |
Abstract: |
O presente trabalho busca problematizar as intervenções arquitetônicas e de infraestrutura realizadas junto a povos indígenas, seus processos de projeto e a posterior apropriação e uso dos ambientes resultantes. Para abordar esse tema escolhi como objeto de estudo uma escola indígena. Na etapa exploratória dessa pesquisa, busquei conhecer espaços físicos utilizados na educação escolar em aldeias Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A partir de então, verificando a existência de escolas com projetos arquitetônicos específicos, desenvolvidos em decorrência de uma sequência de conquistas legais que se desencadearam com a Constituição Federal de 1988, optei por aprofundar o estudo na Escola Indígena de Ensino Fundamental Itaty (Escola Itaty), do povo Guarani, localizada na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, Santa Catarina. A escolha considera vários aspectos, como o papel dessa escola como intermediadora cultural, apresentando-se fisicamente como espaço de fronteira entre saberes e pessoas. O Projeto Político Pedagógico (PPP) e o planejamento das atividades dessa escola revelam o protagonismo da comunidade escolar. Além disso, ao estudar o histórico de implantação, o processo de projeto e a apropriação da escola pela comunidade, revelaram-se as transformações decorrentes da intervenção de arquitetura para a construção dessa escola e seu impacto na organização espacial da aldeia. O objetivo principal foi analisar a intervenção arquitetônica da Escola Itaty e os reflexos na apropriação e uso dos ambientes escolares na TI Morro dos Cavalos. Os objetivos intermediários foram: identificar como participaram diferentes atores (gestores educacionais, técnicos, arquitetos, pesquisadores e comunidade indígena) no processo de projeto arquitetônico da Escola Itaty; caracterizar as alterações na organização espacial e ocupação do Morro dos Cavalos depois da construção da Escola Itaty; caracterizar a apropriação e o uso dos ambientes pela educação escolar na TI Morro dos Cavalos. Como resultados, apresento reflexões e interpretações sobre os processos de projeto arquitetônico realizados junto a comunidades indígenas e as alterações espaciais desencadeadas pelas intervenções arquitetônicas, a partir do contexto analisado na apropriação e no uso de lugares de aprendizagem pela comunidade da Escola Itaty. Observo que a arquitetura escolar pode se tornar o centro da comunidade, abrigando muitas atividades, e não somente escolares, como reuniões, festividades, entre outras (especialmente relacionadas às trocas interculturais). As atividades escolares, por sua vez, não se restringem ao espaço físico delimitado para a escola, mas expandem-se para outros lugares de aprendizagem, entrelaçando a comunidade e seu entorno, em ambientes que revelam memórias e, com elas, a história de ocupação do território. Com essa pesquisa, espero trazer contribuições para futuras intervenções arquitetônicas e urbanísticas em comunidades indígenas no Brasil e seus processos de projeto arquitetônico, bem como para o planejamento conjunto de espaços escolares indígenas de acordo com seus processos próprios (de tomada de decisão, de uso dos espaços, de ensino-aprendizagem, entre outros). Abstract : The present work aims to problematize the architectural and infrastructural interventions carried out together with indigenous peoples, their project processes and the later appropriation and use of the resulting environments. In order to address this theme I ve chosen an indigenous school as object of study. During the research exploratory phase, I tried to know some physical spaces used for school education in Guarani, Kaingang and Laklãnõ-Xokleng villages in Santa Catarina and Rio Grande do Sul states .After that , acknowledging the existence of schools with specific architectural projects developed as a result of a series of legal achievements triggered by the Federal Constitution of 1988, I decided to focus my study in the Itaty Indigenous School for Elementary and Junior High Education (Escola Indigena de Ensino Fundamental Itaty Itaty School ) of Guarani people, located at Morro dos Cavalos Indigenous Land, in Palhoça, Santa Catarina .This choice considered several aspects , such as the role of that school as a cultural intermediary, physically placed as a bordering space between knowledge and people. The Political Pedagogical Project (PPP) and the planning of the activities in that school reveal the protagonism of the school community. In addition, while studying the implementation history, the project process and the appropriation of the school by the community, the transformations resulting from the architectural intervention to build the school and its impact on the village s space organization were revealed. The main objective was to analyze the architectural intervention at Itaty School and the influence on the appropriation and use of school environments at Morro dos Cavalos IL. The intermediate objectives were: identify how the participation of different actors (education managers, technicians, architects, researchers and the indigenous community) was in the architectural project process at Itaty School; characterize the changes in the space organization and occupancy at Morro dos Cavalos after the construction of Itaty School; characterize the appropriation and use of the environments by the school education at Morro dos Cavalos IL. As results I present reflections and interpretations on the architectural project processes carried out together with indigenous communities and the space changes triggered by the architectural interventions, based on the analyzed context of the appropriation and use of learning places by the Itaty School community. I observe that the school architecture can become the center of the community and accommodate many activities that are not school related, such as meetings and festivities among others (especially related to intercultural exchanges).The school activities, in turn, are not restricted to the physical space limited for the school, but expand to other places of learning, interlacing the community and its surroundings , within environments that reveal memories and, with them, the history of the territory occupancy. Through this research I hope to bring contribution to future urban and architectural interventions in indigenous communities in Brazil and their architectural project processes, as to the joint planning of indigenous school spaces according to their own processes (of decision making, use of spaces, teaching-learning, among others). |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198254 |
Date: | 2018 |
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PARQ0303-T.pdf | 11.52Mb |
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