Title: | Trajetórias e projetos de vida de trabalho: construção de carreira de estudantes cotistas de medicina na UFSC |
Author: | Feigel, Gabriel Lopes Rosa |
Abstract: |
No final século XX, a educação em nível superior no Brasil teve um aumento expressivo no número de vagas para estudantes. Mas foi principalmente no começo do século XXI que a educação teve progresso significativo em termos de democratização do acesso ao ensino superior. Por meio das Políticas de Ações Afirmativas, possibilitou-se que públicos historicamente excluídos do ensino superior pudessem enfim estudar nas mesmas condições que outros estudantes. Dentre os cursos de ensino superior, nenhum é mais antigo, difícil de ingressar e tradicionalmente elitizado no Brasil quanto é o curso de graduação em Medicina. O curso de graduação em Medicina é considerado um curso de alta demanda, que exige dedicação integral por parte dos estudantes, e a literatura aponta que os estudantes desse curso podem ter problemas de saúde mental decorrentes das exigências acadêmicas. De acordo com algumas pesquisas feitas com estudantes cotistas oriundos de camadas populares, esse público encontra-se mais vulnerável no contexto do ensino superior, por dificuldade financeira e pela sua trajetória no ciclo de educação básica. A presente pesquisa teve como objetivo investigar como são construídas as carreiras de estudantes cotistas de Medicina oriundos de camadas populares. Essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa exploratória, numa abordagem qualitativa, com recorte transversal e delineamento do tipo estudos de caso múltiplos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes e todas as entrevistas foram gravadas e transcritas. Após a transcrição, foram categorizadas as unidades de registro a fim orientar os estudos de caso e a análise temática do conteúdo. Os estudos de caso foram discutidos a partir da abordagem psicossocial de carreira, baseada na teoria socioconstrucionista. Os temas emergentes a partir da categorização foram discutidos em etapa posterior à análise dos estudos de caso, nessa mesma dissertação. Os resultados encontrados permitem afirmar que a construção da escolha pela Medicina por parte desses estudantes ocorre ao longo da vida, e é mediada tanto pelos pais como por outras pessoas significativas, como professores, donos de clínicas e clientes da área comercial. Os estudantes apontaram que aspectos financeiros e a falta de base são as principais barreiras enfrentadas por estudantes cotistas para ingressar e se manter no curso de Medicina. Foram relatados casos de sofrimento acentuado no curso durante as entrevistas. Foi possível identificar também que para os estudantes entrevistados o direito à educação é como uma herança oferecida pelos seus pais, sendo um privilégio para muitos desses estudantes estudar Medicina na UFSC. Abstract : In the late twentieth century, higher education in Brazil had a significant increase in the number of places for students. But it was mainly at the beginning of the 21st century that education has made significant progress in terms of democratizing access to higher education. Through Affirmative Action Policies, it was possible that historically excluded publics of higher education could finally study under the same conditions as other students. Among the higher education courses, none is older, difficult to enter and traditionally elitist in Brazil, as is the undergraduate course in Medicine. The undergraduate course in Medicine is considered a high demand course, which requires full dedication on the part of the students, and the literature indicates that the students of this course may have mental health problems arising from the requirements of this course. According to some researches carried out with popular students from lower classes, this public is more vulnerable in the context of higher education, due to financial difficulty and its trajectory in the basic education cycle. The present research had the objective of investigating how the careers of medical students from the lower classes are built. This research is characterized as an exploratory research, in a qualitative approach, with transversal cut and design of multiple case studies. Semi-structured interviews were conducted with the participants and all interviews were recorded and transcribed. After the transcription, the registration units were categorized in order to guide the case studies and the thematic content analysis. The case studies were discussed from the career psychosocial approach, based on socioconstructionist theory. The emerging themes from the categorization were discussed in a later stage to the analysis of the case studies, in this same Dissertation. The results show that the construction of the students' choice of medicine occurs throughout their lives and is mediated by parents as well as other significant people such as teachers, clinic owners and clients in the commercial area. The students pointed out that financial aspects and \"lack of basis\" are the main barriers faced by participating students to join and remain in Medicine. There have been reports of severe distress in the course during the interviews. It was also possible to identify that for the interviewed students the right to education is like an \"inheritance\" offered by their parents, and it is a privilege for many of these students to study Medicine at UFSC. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198167 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPSI0817-D.pdf | 1.560Mb |
View/ |