A avaliação da experimentação remota na EaD: um estudo de caso aplicado a um curso de pedagogia

DSpace Repository

A- A A+

A avaliação da experimentação remota na EaD: um estudo de caso aplicado a um curso de pedagogia

Show full item record

Title: A avaliação da experimentação remota na EaD: um estudo de caso aplicado a um curso de pedagogia
Author: Scheffer, Gisele Ramos
Abstract: Esse estudo teve por objetivo principal realizar uma avaliação da utilização de instrumentos e aplicações através da experimentação remota na Educação a Distância. Buscou-se identificar quão relevante foi o uso dos instrumentos e aplicações de experimentação remota do RExLab e instituições parceiras nos laboratórios de ciências para o aprendizado dos alunos do curso de graduação em Pedagogia EaD realizados pela em uma instituição de ensino superior. Para isso, procurou-se identificar se o uso da experimentação remota contribuiu ou não para a aprendizagem EaD dos estudantes de graduação realizando uma análise quantitativa dos resultados desse questionamento verificando causas e efeitos para a respostas encontradas. Examinamos ainda qual foi à percepção dos estudantes sobre a experimentação remota no que tange a critérios sobre a percepção da aprendizagem, sobre a usabilidade e utilidade dos experimentos e, ainda sua satisfação ao utilizar experimentos remotos. Sobre os temas tecnologias da informação e comunicação, experimentação remota e educação a distância será apresentada uma revisão da literatura a fim de auxiliar instituições e profissionais a utilizarem esses recursos e competências de forma eficiente. Utilizou-se um questionário online que foi preenchido pelos alunos após o acesso a um experimento do laboratório coletando suas percepções sobre os critérios descritos acima. Verificou-se que os alunos apresentaram bastante receptividade a proposta do estudo e avaliações positivas a todos os temas explorados reconhecendo a experimentação remota como válida e importante para o aprendizado sobre ciências.Abstract : The main objective of this study was to evaluate the use of instruments and applications through remote experimentation in Distance Education. We sought to identify how relevant was the use of instruments and applications of remote experimentation of the RExLab and partner institutions in the science labs for the learning of the students of the undergraduate course in Pedagogy EaD carried out by the in an institution of higher education. In order to do so, we sought to identify whether the use of remote experimentation contributed to the EaD learning of undergraduates by performing a quantitative analysis of the results of this questioning, verifying causes and effects for the answers found. We also examined the students' perception of remote experimentation regarding the perception of learning, the usability and usefulness of the experiments, and their satisfaction with the use of remote experiments. On the themes of information and communication technologies, remote experimentation and distance education will be presented a literature review to help institutions and professionals to use these resources and skills efficiently. An online questionnaire was used which was completed by the students after access to a laboratory experiment collecting their perceptions about the criteria described above. It was verified that the students presented the proposal of the study and positive evaluations to all the subjects explored recognizing the remote experimentation as valid and important for the learning about sciences.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198092
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0047-D.pdf 2.459Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar