Title: | A correção de fluxo na proposta pedagógica da rede municipal de ensino de Paulo Lopes/SC |
Author: | Silva, Karoline Rosa da |
Abstract: |
Este trabalho de conclusão de curso se propõe a mostrar elementosda concepção de correção de fluxo que se encontra dentro da proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes/SC. Neste caso, o objetivo geral da pesquisa é analisar, através de pesquisa bibliográfica e documental, como funciona o processo de ensino-aprendizagem dentro da Classe de Correção de Fluxo na Proposta da Rede Municipal em questão; para isso, situaremos, historicamente, a origem das políticas de aceleração da aprendizagem no Brasil; verificaremos quais os objetivos pedagógicos previstos pela Rede Municipal de Ensino de Paulo Lopes/SC a partir da implementação da proposta de Correção de Fluxo, tendo como base os documentos norteadores da Rede, ou seja, a Proposta Curricular Municipal de Ensino, o Projeto Político Pedagógico da Escola Básica Dr. Ivo Silveira, sede do programa CAIS – Classe de Aprendizagem para Inserção Social, a qual é o nosso objeto de estudo, e também o Projeto desse programa; e por fim, compreenderemos como se dá a avaliação dos alunos inseridos no Programa CAIS, bem como a formação dos professores atuantes nessa Classe. Os resultados da pesquisa nos mostram que apesar de a iniciativa ser um ótimo passo para acolher aqueles estudantes que não se adaptaram ao ensino regular, ainda falta muitos meios, recursos e formação dos profissionais para tornar esse Programa significativo para os sujeitos-alvos. Esse estudo nos fez entender que há uma urgente necessidade de aperfeiçoamento profissional para atuar nesse ambiente, bem como uma avaliação emancipatória que dê conta de considerar os sujeitos para além de estudantes. This course conclusion work aims to show design elements flow correction that is within the pedagogical proposal of the Municipal Paulo Lopes / SC Education. In this case, the general objective of the research is to analyze, through bibliographical and documentary research, how the process of teaching and learning within the Flow Correction Class in the proposal of the Municipal Network in question; for this, we will place historically the origin of learning acceleration policies in Brazil; will verify that the educational goals set by the Municipal Network Paulo Teaching Lopes / SC from the implementation of the proposed flow correction, based on the guiding documents of the network, ie the Curriculum Proposal Municipal Education, the Pedagogical Political Project Basic School Dr. Ivo Silveira, headquarters of the CAIS program - Learning Class for Social Inclusion, which is our object of study, and also the design of this program; and finally understand how is the assessment of students entered in the CAIS program, as well as the training of teachers working in this Class. Os survey results show us that although the initiative is a great step to accommodate those students who have not adapted to regular education, still lacks many means, resources and training of professionals to make this significant program for these subjects. This study made us realize that there is an urgent need for further training to work in this environment, as well as a critical evaluation that accounts for considering the subject as well as students. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197444 |
Date: | 2016-08-08 |
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Karoline Rosa da Silva.pdf | 1007.Kb |
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