O significado do trabalho para diferentes gerações: A ressignificação do trabalho nas diferentes gerações: dos baby boomers à geração z

DSpace Repository

A- A A+

O significado do trabalho para diferentes gerações: A ressignificação do trabalho nas diferentes gerações: dos baby boomers à geração z

Show full item record

Title: O significado do trabalho para diferentes gerações: A ressignificação do trabalho nas diferentes gerações: dos baby boomers à geração z
Author: Emsters, Loren Brockveld; Rosa, Maria Eduarda de Aguiar da
Abstract: O significado do trabalho passou por diversas mudanças, tendo como influenciadores as inovações tecnológicas, eventos históricos, sociais, culturais, políticos e econômicos. Todos esses fatores influenciaram na forma como as pessoas enxergam seu trabalho. As pessoas que nasceram e iniciaram sua jornada de trabalho após a segunda guerra mundial, por exemplo, vêem o trabalho de forma diferente das pessoas que nasceram na década de 90, data marcada pelo início da internet e globalização. Diante desse contexto, a presente pesquisa possui como objetivo geral compreender de que forma os indivíduos das gerações analisadas atribuem sentido ao trabalho e como ele foi ressignificado ao longo do tempo. As gerações analisadas serão Baby Boomers, X, Y e Z, que foram divididas seguindo uma ordem cronológica. Para a elaboração desta pesquisa descritiva, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas em profundidade, tal que foram selecionados 4 participantes de cada geração analisada, utilizando como critério seu ano de nascimento. Essas entrevistas foram feitas com base em um roteiro de perguntas acerca da carreira e do sentido que o entrevistado atribui ao seu trabalho. Com base nos dados coletados foi possível atender aos objetivos específicos que de descrever comparativamente os contextos sócio-histórico e cultural das diferentes gerações pesquisadas, caracterizou-se os sujeitos de cada geração, identificou-se os fatores que influenciam na significação do trabalho para os indivíduos da pesquisa e identificou-se tendências acerca da expectativa desses indivíduos com relação ao trabalho para a próxima década. Como conclusão tem-se que, os Baby Boomers foi a geração dentre as pesquisadas com o maior tempo médio de permanência em cada emprego, bem como demonstraram que sua principal motivação para ir ao trabalho todos os dias tem a ver com questões relacionadas a compromisso, a honrar com seus deveres e obrigações assumidos. A geração X, por sua vez, demonstrou uma tendência maior a buscar qualificações que aumentassem sua empregabilidade no mercado de trabalho e quanto ao trabalho, demonstrou buscar motivações internas que os ajudassem a construir um significado para o seu trabalho, como sentir-se útil, socializar, desenvolver-se, crescer. As gerações Y e Z, em geral, atribuem ao trabalho um sentido maior de realização pessoal e, quando por algum motivo, acabam não fazendo aquilo que gostam, não existe motivação. A geração Z está inserida em inúmeras inovações que tornam possível buscarem sua satisfação, ainda mais que a geração Y. Após a análise dos resultados estabeleceu-se um perfil para cada geração, facilitando a visualização dos fatores influenciadores e o que o trabalho significa para cada uma.The meaning of the work has undergone several changes, influenced by technological innovations, historical, social, cultural, political and economic events. All of these factors have influenced the way people view their work. People who were born and started their working day after World War II, for example, see work differently from people born in the 1990s, a time marked by the beginning of the internet and globalization. The present research aims to understand how the sense that the individuals of the analyzed generations attribute to the work has been resignified over time. The analyzed generations will be Baby Boomers, X, Y and Z, which were divided in chronological order . For the elaboration of this research the depth interview method was used, where 4 participants of each generation were selected, using as criterion their year of birth. These interviews were based on a script of questions about the career and the meaning that the interviewee attributes to his work. Based on the collected data it is possible to meet the specific objectives that would be, to describe comparatively the socio-historical and cultural contexts of the different generations researched, to characterize the subjects of each generation researched, to identify the factors that influence the significance of the work for the individuals of the research and to identify trends in the expectation of these individuals in relation to work for the next decade. As a conclusion, the Baby Boomers were the generation of those surveyed with the longest average length of stay in each job, as well as demonstrated that their main motivation to go to work every day has to do with issues related to commitment, to honor with their duties and obligations assumed. Generation X, on the other hand, showed a greater tendency to seek qualifications that increased their employability in the labor market and in the work, demonstrated to look for internal motivations that helped them to construct a meaning for their work, like to feel useful, socialize, develop, grow. Generations Y and Z generally give work a greater sense of personal fulfillment, and when for some reason they end up not doing what they like, there is no motivation. Generation Z is embedded in innumerable innovations that make it possible to seek your satisfaction, even more than generation Y. After analyzing the results, a profile was established for each generation, facilitating the visualization of the influencing factors and what the work means for each generation.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197416
Date: 2019-06-24


Files in this item

Files Size Format View Description
Cópia TC Maria Eduarda e Loren (1).pdf 615.4Kb PDF View/Open Trabalho de Curso Administração

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar