PLANO DE NEGÓCIO: Empresa de bolos sem glúten e lactose

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Title: PLANO DE NEGÓCIO: Empresa de bolos sem glúten e lactose
Author: Catucci, Carolina; Aguiar, Jéssica Pereira de
Abstract: Iniciar um negócio é algo desafiador, entender quais as necessidades do consumidor e construir uma empresa pautada na solução de problemas dos seus clientes é o que busca o(a) empreendedor(a). O plano de negócios é uma forma de desenhar o empreendimento a fim de pensar no máximo de características que podem ser atribuídas ao mesmo, pensando em minimizar qualquer tipo de erro e agregar valor ao produto e/ou serviço que será oferecido. O presente trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade econômicofinanceira de uma empresa de produção artesanal e comércio de bolos sem glúten e lactose na região da Grande Florianópolis, por meio da realização de um Plano de negócio. Foram definidos os objetivos e justificativa, expressando por meio destes itens os elementos sobre os quais o plano foi desenvolvido. Logo após, por meio de um referencial teórico, foram listadas as informações que pautaram os estudos. Por meio da metodologia utilizada desenvolveu-se a coleta de informações para a análise de mercado de pessoas que consomem bolos sem glúten e lactose na região da grande Florianópolis. Em seguida, apresentou-se as informações sobre o modelo de negócio pretendido, por meio de um sumário executivo contendo as informações sobre a empreendedora, identidade organizacional, setor de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social e fontes de recursos. A análise de mercado, planos de marketing, operacional e financeiros foram as etapas seguintes e que validaram a viabilidade do empreendimento, pois verificou-se que há demanda para o desenvolvimento deste tipo de negócio e financeiramente o plano também se mostrou viável.To build a successful company is challenging, understanding the consumers' demands and building a business based on solving the customers' problems is what the entrepreneur looks for. The business plan is a way to design the enterprise in order to think of the maximum of characteristics that can be attributed to it, thinking about minimizing any type of error and adding value to the product and/or service that will be offered. The objective of this study is to verify the economic and financial viability of a company of artisanal production and trade of gluten-free and lactose-free cakes in the region of Florianópolis, through the accomplishment of a Business Plan. The objectives and justification were defined, discovering through these items the elements on which the plan was developed. Afterwards, by means of a theoretical reference, the information that guided the studies was listed. Based on the methodology used, the information needed for the market analysis of people who consume gluten-free and lactose-free cakes in the region of greater Florianópolis was collected. Afterwards, the information about the business model was presented, through an executive summary containing the information about the entrepreneur, organizational identity, sector of activity, legal form, tax framework, social capital and sources of resources. The analysis of the market, marketing, operational and financial plans were the next steps and validated the viability of the venture, as it was verified that there is demand for the development of this type of business and financially the plan also proved viable.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197385
Date: 2019-06-27


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