Aplicação de amortecimento torcional não linear em disco de embreagem para redução de ruídos em sistemas de transmissão

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Aplicação de amortecimento torcional não linear em disco de embreagem para redução de ruídos em sistemas de transmissão

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Title: Aplicação de amortecimento torcional não linear em disco de embreagem para redução de ruídos em sistemas de transmissão
Author: Porto, Edgard Haenisch
Abstract: Este trabalho procura fornecer uma alternativa mais simples para resolver problemas ergonômicos relacionados a ruídos e vibrações mecânicas originados do sistema de transmissão, denominados ruídos de rattle, sons de alta frequência semelhantes ao de um chocalho, que podem ser incômodos ao usuário. A força motriz de motores de combustão interna, que possuem picos de torque, são a origem de tais ruídos e vibrações, ocasionando choques entre dentes de engrenagens de transmissões manuais, uma vez que há folga entre estes. Assim, o usuário pode ouvir os sons das colisões. Molas cônicas possuem um comportamento não-linear que podem auxiliar no amortecimento de picos de torque, uma vez instaladas no disco de embreagem, e podem ser uma alternativa mais viável em termos de custo e/ou tempo de projeto, em comparação a outras soluções, como por exemplo o uso de volantes de dupla massa. Análises numéricas são realizadas para determinar o perfil de rigidez de mola cônica satisfatório para a embreagem e seus parâmetros geométricos correspondentes. Isso através da avaliação do desempenho dinâmico do sistema de transmissão e os dados de medição do trem de força, que já foram previamente estabelecidos. Novas análises numéricas são feitas, considerando a pré-carga das molas cônicas, para que atuem apenas em regime não linear. Com o emprego desta não-linearidade, os resultados indicam uma redução considerável de 65,26% na amplitude da vibração torcional da caixa de transmissão, em relação à amplitude considerando a embreagem normal de produção.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197380
Date: 2019-07-01


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Edgard -Trabalho de Conclusão de Curso (Final).pdf 2.393Mb PDF View/Open Trabalho de conclusão de curso - Monografia

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