Estudo da implantação de um binário em uma região da cidade de Joinville utilizando o software de simulação SUMO

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Estudo da implantação de um binário em uma região da cidade de Joinville utilizando o software de simulação SUMO

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Title: Estudo da implantação de um binário em uma região da cidade de Joinville utilizando o software de simulação SUMO
Author: Vieira Filho, Marco Antônio
Abstract: Devido ao constante crescimento populacional no Brasil, bem como o aumento da frota de veículos individuais, a trafegabilidade das vias ao redor do país, em especial nos grandes centros urbanos, está piorando ao longo dos anos. Pode-se atribuir este fato à decisão das pessoas em relação a qual modal utilizar para realizar seus deslocamentos do dia-a-dia, e também à ineficiência da infraestrutura viária. Uma importante ferramenta que foi desenvolvida para auxiliar na solução destes problemas é a simulação de tráfego. Através desta ferramenta, se torna possível propor alterações nas vias de maneira virtual, sem que haja impacto algum para a população local. E somente após serem realizados estudos de qual alteração trará maior benefício é que se toma a decisão pelas mudanças a serem implantadas. O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade da implantação de um binário na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, entre as ruas Coronel Francisco Gomes e Piauí. Para isso, realizou-se um estudo do cenário atual na região e estudos de quatro possíveis novos cenários modificados. O estudo busca verificar resultados da mudança sugerida no tráfego dos veículos, através de rotas alternativas utilizando basicamente a infraestrutura viária já existente, reduzindo os custos e o tempo de execução das alterações, em comparação com grandes obras de infraestrutura. Realizou-se a simulação do tráfego através do software SUMO, analisando o desempenho do cenário atual e quatro novos possíveis cenários. A comparação entre estes cenários foi feita através de um relatório que o próprio software fornece, utilizando tabelas e gráficos do Excel para tratamento e geração dos resultados. Este relatório traz números de indicadores fundamentais para o tráfego, tais como, tempo de duração das viagens, tempo perdido nas viagens, quilometragem das rotas, entre outros. Observou-se que todos os quatro novos cenários apresentaram melhora em relação ao atual, com destaque para o Cenário 2.Due to the constant population growth in Brazil, as well as the increase in the fleet of individual vehicles, the trafability of roads around the country, especially in large urban centers, is worsening over the years. This fact can be attributed to the decision of the people regarding which modal to use to carry out their day-to-day trips and also to the inefficiency of the road infrastructure. An important tool that has been developed to help solve these problems is traffic simulation. Through this tool, it becomes possible to propose changes in the roads in a virtual way, without any impact for the local population. And it is only after conducting studies of which change will bring greater benefit that the decision is made for the changes to be implemented. The objective of this work is to analyze the feasibility of the implantation of a binary in the city of Joinville, state of Santa Catarina, between Coronel Francisco Gomes and Piauí streets. For this, a study of the current scenario in the region and studies of four possible new modified scenarios were carried out. The study seeks to verify the results of the suggested change in vehicle traffic through alternative routes using basically the existing road infrastructure, reducing the costs and the time of execution of the changes, compared with major infrastructure works. Traffic simulation was performed through SUMO software, analyzing the performance of the current scenario and four new possible scenarios. The comparison between these scenarios was done through a report that the software itself provides, using tables and graphs of Excel for treatment and generation of results. This report lists key metrics for traffic, such as trip duration time, lost trip time, route length, and more. It was observed that all four new scenarios showed an improvement over the with a emphasis on Scenario 2.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197356
Date: 2019-07-03


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