A formação da identidade profissional do aluno de graduação em Administração: a percepção dos egressos

DSpace Repository

A- A A+

A formação da identidade profissional do aluno de graduação em Administração: a percepção dos egressos

Show full item record

Title: A formação da identidade profissional do aluno de graduação em Administração: a percepção dos egressos
Author: Testoni, Isabela Freiberger
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos egressos do curso de graduação em Administração quanto a formação de sua identidade profissional. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa quantitativa, por meio de questionário eletrônico aplicado com os egressos dos anos 2017 e 2018 e formandos do primeiro semestre de 2019 do curso de graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados continha 15 questões que buscavam compreender o perfil do respondente, sua trajetória acadêmica bem como suas percepções referentes ao curso e às suas experiências profissionais. Os resultados mostraram que o Currículo do Curso encontra-se defasado para a adaptação da realidade com o mercado de trabalho, este sendo o maior motivador da escolha dos alunos pela graduação. A majoritariedade da pesquisa apontou que existe um distanciamento entre a teoria e a prática, sendo essa, a realidade enfrentada pelos egressos do curso de Administração, tornando-os alheios à formação de sua identidade profissional.The aim of this study is to comprehend the perception of the graduates from the Administration graduation course when it comes to shaping their professional identity. The study has been carried out through a quantitative research, electronic questionnaire applied with former graduates from 2017 and 2018 and Administration graduates of the 2019 first semester at Federal University of Santa Catarina. The data collection instrument contained 15 questions that sought to understand the exact profile of the respondent, his academic trajectory, as well as his perceptions regarding the course and professional expectations. The results have shown that the Course Curriculum is out of date when it comes to suiting it to job market reality, this being the major motivator of students' choice for graduation. The majority of the research pointed out to an existing gap between theory and practice, which is the true reality faced by the Administration's course graduates, making them oblivious to their professional identity shaping.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197324
Date: 2019-06-27


Files in this item

Files Size Format View
DOCUMENTO FINAL CORRIGIDO BANCA.pdf 6.419Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar