Uma proposta metodológica para o ensino de polímeros: o estudo de caso e a experimentação em foco

DSpace Repository

A- A A+

Uma proposta metodológica para o ensino de polímeros: o estudo de caso e a experimentação em foco

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bellettini, Ismael Casagrande
dc.contributor.author Zilse, Morgana Sofia
dc.date.accessioned 2019-07-05T18:51:23Z
dc.date.available 2019-07-05T18:51:23Z
dc.date.issued 2018-11-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197183
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata de uma proposta metodológica que tem como objetivo geral desenvolver uma sequência de ensino investigativo que busca trabalhar a temática de polímeros. Esta proposta tem seu foco no terceiro ano da educação profissional técnica de nível médio articulada a química. A proposta foi baseada em preceitos dos referenciais teóricos relacionados a abordagens no ensino de química, mais especificamente em ensino por investigação, experimentação e estudo de caso, além dos principais conteúdos relacionados a polímeros. A sequência tem o intuito de abordar o tema polímeros de forma que o estudante seja, na maior parte do tempo, formador do seu próprio conhecimento. Para isso, foram desenvolvidos cinco planos de aula que fazem parte de uma sequência de ensino investigativo, composta por dez aulas de 45 minutos. Nestes planos pretende-se, inicialmente, compreender os conceitos prévios dos estudantes acerca do tema, a partir de um questionário, e mediar os conteúdos essenciais acerca de polímeros. Além disso, propõe-se a utilização de três casos investigativos, seguindo o método de múltiplos casos, como problematização ao tema. Tendo como ponto de partida os polímeros propostos nos casos investigativos, propõe-se três práticas experimentais, que podem ser trabalhadas com base em um roteiro aberto. Ainda, criou- se sugestões de materiais, de adaptações e de instrumentos de apoio ao professor e ao estudante, como vídeos das práticas experimentais, roteiros experimentais de caráter estruturado, a fim de subsidiar o processo de ensino. Este trabalho tem o intuito de abordar um tema contextualizado e contribuir uma educação de qualidade e diferenciada aos estudantes desta modalidade, além de oferecer suporte aos professores. pt_BR
dc.description.abstract The present work deals with a methodological proposal whose general objective is to develop an investigative teaching sequence that seeks to work on the thematic of polymers. This proposal has its focus on the third year of vocational technical education of medium level articulated to chemistry. The proposal was based on precepts of theoretical references related to the approaches in chemistry teaching, more specifically on research teaching, experimentation and case study, in addition to the main contents related to polymers. The sequence is intended to address the topic of polymers so that the student is, for the most part, a teacher of his or her own knowledge. For this, five lesson plans were developed that are part of a sequence of investigative teaching, composed of ten 45-minute classes. These plans initially intend to understand the student’s previous concepts about the subject, through the application of a questionnaire, and to mediate the essential contents about polymers. In addition, it is proposed to use three investigative cases, following the multiple case method, as a problematization of the topic. Starting from the polymers proposed in the investigative cases, three experimental practices are proposed, which can be worked on the basis of an open script. Besides that, extra materials were suggested together with adaptations and instruments to support the teacher and the student. These materials include videos of experimental practices, experimental scripts of a structured nature, in order to subsidize the teaching process. This work intends to approach a contextualized theme and contribute a quality and differentiated education to the students of this modality, besides offering support to the teachers. pt_BR
dc.format.extent 65 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Blumenau, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Polímeros pt_BR
dc.subject Ensino investigativo pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.title Uma proposta metodológica para o ensino de polímeros: o estudo de caso e a experimentação em foco pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Morgana Sofia Zilse.pdf 1.296Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar