A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
Show full item record
Title:
|
A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço |
Author:
|
Rosa, Bárbara Lopes da
|
Abstract:
|
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a Literatura Infantil e sua adequação aos avanços tecnológicos digitais e de acessibilidade a estas novas ferramentas, em particular os livros eletrônicos, os e-books. Para isso, realizamos o mapeamento de e-books em sites, utilizando a ferramenta G o o g l e . Somando um total de 6 sites. A partir desse levantamento escolhemos dois sites para análise, um site de origem portuguesa (O Biblioteca de Livros Digitais) e um de origem brasileira, o Instituto Elo. A base teórica para a discussão que envolve este tema, baseou-se nos autores que trazem a historicidade da literatura infantil, seu surgimento no mundo e no Brasil. Entre eles Regina Zilberman (1982), Regina Zilberman e Marisa Lajolo (1987), Nelly Novaes Coelho (2000); os tipos de leitores que surgem a partir de acontecimentos históricos de Santaella (2004) e os indicativos de qualidadeparasiteseducativosdeCarvalho (2006).Constatou-sequeas tecnologias digitais possibilitam o surgimento de um leitor diverso do material impresso. Nasce o leitor contemporâneo, que não somente lê, masajudaaconstruir o texto-desfechosdaobra.No entanto,ose-books que encontramos nos sites mapeados ainda utilizam pouco os recursos tecnológicos disponíveis em sociedade. Mudando basicamente o suporte de leitura e em alguns a movimentação de uma animação da história e a narração. Sua leitura é linear e não permite escolhas por parte dos leitores na continuidade ou mudança da história. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197163
|
Date:
|
2016-03-03 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar