A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço

DSpace Repository

A- A A+

A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço

Show full item record

Title: A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
Author: Rosa, Bárbara Lopes da
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo estudar a Literatura Infantil e sua adequação aos avanços tecnológicos digitais e de acessibilidade a estas novas ferramentas, em particular os livros eletrônicos, os e-books. Para isso, realizamos o mapeamento de e-books em sites, utilizando a ferramenta G o o g l e . Somando um total de 6 sites. A partir desse levantamento escolhemos dois sites para análise, um site de origem portuguesa (O Biblioteca de Livros Digitais) e um de origem brasileira, o Instituto Elo. A base teórica para a discussão que envolve este tema, baseou-se nos autores que trazem a historicidade da literatura infantil, seu surgimento no mundo e no Brasil. Entre eles Regina Zilberman (1982), Regina Zilberman e Marisa Lajolo (1987), Nelly Novaes Coelho (2000); os tipos de leitores que surgem a partir de acontecimentos históricos de Santaella (2004) e os indicativos de qualidadeparasiteseducativosdeCarvalho (2006).Constatou-sequeas tecnologias digitais possibilitam o surgimento de um leitor diverso do material impresso. Nasce o leitor contemporâneo, que não somente lê, masajudaaconstruir o texto-desfechosdaobra.No entanto,ose-books que encontramos nos sites mapeados ainda utilizam pouco os recursos tecnológicos disponíveis em sociedade. Mudando basicamente o suporte de leitura e em alguns a movimentação de uma animação da história e a narração. Sua leitura é linear e não permite escolhas por parte dos leitores na continuidade ou mudança da história.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197163
Date: 2016-03-03


Files in this item

Files Size Format View
Barbara Lopes Da Rosa.pdf 5.760Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar