Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática

DSpace Repository

A- A A+

Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática

Show full item record

Title: Constituição da identidade em crianças da Educação Infantil: uma aproximação a temática
Author: Vianna, Naiara Leni Romano
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo sobre o conceito de identidade, tendo como referência autores da Sociologia e da Psicologia. Minha intenção em estudar este conceito era compreender, de forma mais aprofundada, o seu uso na prática pedagógica da Educação Infantil. Recorremos a diferentes autores no campo da sociologia – vinculados ao chamado Interacionismo Simbólico; já na Psicologia a referência foram dois autores - Alexis Leontiev e Henri Wallon. Para melhor compreender a presença desta temática na Educação Infantil realizamos uma pesquisa empírica – um estudo documental, cujos materiais de análise foram documentos oficiais destinados à educação infantil produzidos em nível nacional e local. Os resultados de nossa pesquisa evidenciaram o quão complexo são os processos de constituição da identidade na criança, por um lado, e por outro, o quão recorrente é sua utilização nos documentos oficiais destinados à educação infantil, que devem ser orientadores das práticas pedagógica na Educação Infantil. Essa recorrência não vem acompanhada de uma preocupação conceitual mais afinada, o que faz com a palavra “identidade” seja usado com diferentes sentidos e significados, dependendo do termo que a acompanha e qualifica.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197094
Date: 2017-02-21


Files in this item

Files Size Format View
Naiara Leni Romano Vianna.pdf 548.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar