Infância e violências: contextos para pensar a Educação

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Infância e violências: contextos para pensar a Educação

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Title: Infância e violências: contextos para pensar a Educação
Author: Martins, Joice Taise
Abstract: Este trabalho analisa as violências perpetradas contra a infância, através dos registros policiais da 6ª Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Florianópolis. Através desses registros analisa também como identificar os contextos de vulnerabilidade e risco à infância envolvida em contextos de violências. Busca identificar os elementos que compõe o quadro de violências contra a infância e contribuir com a produção de conhecimentos a cerca da infância em contextos das violências, ampliando as possibilidades que na Educação temos para lidar com a Rede de Proteção e Garantia dos Direitos das Crianças. Estrutura-se em três capítulos: primeiramente aborda os conceitos de criança e infância, para então repensar a temática violências e sua intersecção com a infância. A partir daí, busca tecer uma reflexão acerca da noção de risco e vulnerabilidade social, reflexão guiada através das autoras Maria Isabel Edelweiss Bujes (2010) e Leni Vieira Dornelles (2008). No capítulo seguinte é dado visibilidade ao percurso metodológico, caracterizando-se a 6ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, campo de pesquisa, a escolha dos procedimentos e os registros encontrados. Por último, é realizada a análise dos dados obtidos tornando-se expressivo o conjunto de informações que colocaram em evidência as violências de cunho sexual contra meninas, sendo que os dados obtidos nos apontam um caminho para refletir as questões sobre o corpo infantil e o domínio deste por parte do adulto.This paper analyzes the violence perpetrated against children through the police records of the 6th Precinct Police Child Protection and Adolescents in Florianopolis. Through these records also analyzes how to identify the contexts of vulnerability and risk to children involved in contexts of violence. Seeks to identify the elements that make up the picture of violence against children and contribute to the production of knowledge about childhood in contexts of violence, expanding the possibilities in education we have to deal with the Network Protection and Guarantee of Children's Rights. It is structured in three chapters: first discusses the concepts of childhood and child, and then rethink Violence and its intersection with childhood. From there, search weave a reflection on the notion of risk and social vulnerability, guided reflection through the authors Maria Isabel Edelweiss Bujes (2010) and Leni Dornelles Vieira (2008). In the following chapter is given visibility to the methodological approach, characterizing the 6th Precinct Protection of Children and Adolescents, field research, the choice of procedures and the records found. Finally, we performed the analysis of the data becoming expressive set of information that's put in evidence a sexual violence against girls, and data obtained indicate a path to reflect the questions on the child's body and his mastery of by the adult.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197006
Date: 2013-06-21


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