Contribuição do projeto rondon na formação acadêmica em odontologia: uma análise qualitativa

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Contribuição do projeto rondon na formação acadêmica em odontologia: uma análise qualitativa

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Título: Contribuição do projeto rondon na formação acadêmica em odontologia: uma análise qualitativa
Autor: Gonçalves, Corine Pereira
Resumo: A participação nas Operações do Projeto Rondon organizado pelo Ministério da Defesa é um dos mecanismos de formação acadêmica. Realizado em parceria com Instituições de Ensino Superior promovem aprendizagem, desenvolvimento e qualificação profissional concomitantemente às demandas sociais, educacionais e científicas do país. O presente trabalho consiste em analisar a importância da extensão universitária na formação profissional e social de um participante do projeto Rondon. Tendo como objeto de pesquisa dezessete diários de campo produzidos durante os dezessete dias de Operação Pantanal - 2018, na cidade de Nioaque, Mato Grosso do Sul (MS). Os diários foram estudados por meio de uma análise qualitativa com auxílio do programa Atlas.ti 7.0. A partir das análises emergiram quatro categorias: a formação acadêmica e as percepções quanto a cidadania; planejamento; emoções e formação em saúde e o projeto Rondon. Concluiu-se que a participação no projeto Rondon contribuiu para enriquecimento da relação acadêmica com a comunidade e fortalecimento de uma futura relação do profissional com a comunidade pós-formação acadêmica. O resultado desta experiência rondonista é um acadêmico mais cidadão, humano e responsável socialmente e que leva para si e seus pacientes uma bagagem de conhecimento que só pode ser adquirida fora da sala de aula.Participation in the Operations of Rondon Project organized by Defense Ministry is one of the mechanisms of academic formation. Made in partnership with Higher Education Institutions that promote mechanisms of learning, development and professional qualification concomitantly the social, educational and scientific demands of the country. The present work consists in evaluating the importance of the university extension in the professional and social formation of a participant of the Rondon project. The study was carried out in the city of Nioaque, Mato Grosso do Sul (MS), eighteen field diaries produced during the seventeen days of Operation Pantanal - 2018. The journals were studied through a qualitative analysis with the help of the program Atlas.ti 7.0. From the analyzes emerged four categories confronting the academic formation and the perceptions regarding citizenship, planning, emotions and formation in health and the Rondon project. It was concluded that participation in the Rondon project contributed to the enrichment of the academic relationship with the community and the strengthening of a future professional relationship with the post-academic community. The result of this experience is a rondonista academic more citizen, human and socially responsible and who takes to himself and his patients a baggage of knowledge that only ode to be acquired extra-class.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196971
Data: 2019-07-20


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