Análise sobre a produção dos TCCs do curso de Pedagogia da UFSC: desafios, permanências e tensões

DSpace Repository

A- A A+

Análise sobre a produção dos TCCs do curso de Pedagogia da UFSC: desafios, permanências e tensões

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Torriglia, Patrícia Laura
dc.contributor.author Jerônimo, Fernanda Bernardino
dc.date.accessioned 2019-06-05T14:01:29Z
dc.date.available 2019-06-05T14:01:29Z
dc.date.issued 2015-07-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196536
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract O tema deste estudo que ora apresentamos é sobre a produção de conhecimento, em especial, um dos eixos de formação do Curso de Pedagogia da UFSC, a pesquisa. Para tal fim, analisamos as produções de TCC no período de 2013 a 2015. Assim, em um primeiro momento, realizamos uma contextualização histórica da trajetória do Curso de Pedagogia no Brasil, trilhando pelo currículo até chegar à composição atual do curso na Universidade Federal de Santa Catarina, de modo a compreender o movimento que fez com que o curso chegasse a ter a identidade que tem hoje, qual seja, a formação para a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Posteriormente buscou-se entender a especificidade do Curso de Pedagogia e os temas de Trabalho de Conclusão de Curso que foram e estão sendo desenvolvidos. O curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina teve alterações em seu currículo no ano de 2008, sendo que a partir de tal momento houve a necessidade de produzir um Trabalho de Conclusão de Curso como requisito para finalizar o curso e obter o grau de Licenciada em Pedagogia. A partir de algumas questões norteadoras começamos o estudo reunindo os dados sobre os TCCs que foram produzidos a partir da mudança de currículo, ocorrida em 2009, tendo como primeira defesa de TCCs após essa reforma, acontecido no ano de 2013. A partir desse primeiro mapeamento analisamos os temas dos TCCs produzidos nos anos de 2014 e 2015. Constatamos com este estudo que o Eixo I - Educação e Infância – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é o que mais vem recebendo investigações e estudos relacionados aos seus temas. Isto nos permite compreender a prioridade outorgada à docência, para qual o curso de Pedagogia da UFSC está orientado oficialmente desde 2008. pt_BR
dc.format.extent 62 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Trabalho de conclusão de curso pt_BR
dc.subject pesquisa pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.title Análise sobre a produção dos TCCs do curso de Pedagogia da UFSC: desafios, permanências e tensões pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Fernanda Bernardino Jerônimo.pdf 565.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar