Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?

DSpace Repository

A- A A+

Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?

Show full item record

Title: Uniforme escolar: qual seu significado na construção da identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?
Author: Formiga, Verônica Ivone
Abstract: Neste trabalho propomo-nos a compreender a relação que se estabelece no ambiente escolar entre aluno e a normatização referente ao uso do uniforme escolar, para deste modo percebermos em que medida o uso do uniforme e a instituição da norma afetam a constituição de identidade dos alunos. Neste sentido, interessamo-nos pelo movimento de permanências e mudanças no uso do uniforme escolar, e sobre os sentimentos que este desenvolve. Para esclarecer estes questionamentos nos apoiaremos no conceito de cultura escolar, desenvolvido por Viñao Frago, e no disciplinamento de corpos, sob a ótica foucaultiana, para tentarmos compreender, a relação entre estudantes, constituição da identidade e o uso do uniforme escolar. Deste modo, procuramos observar e registrar os significados construídos pelos alunos sobre o uniforme na sua relação com a cultura escolar, e ainda buscamos compreender de que maneira este uniforme contribui para a formação de identidade. Além disso, nos interessa também analisar se o uniforme opera como um artifício de disciplinamento. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada na região da grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina, sendo que nessa escola o uso do uniforme escolar ocupa um espaço bem caracterizado, aluno sem uniforme não entra. Metodologicamente optamos por realizar uma pesquisa qualitativa pautada em um olhar etnográfico, procurando compreender como o uniforme faz parte da constituição da identidade dos indivíduos e os significados a ele atribuído a partir da relação com a cultura escolar. Para a realização da pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados, o registro no diário de campo, as entrevistas e análise de fotografias. Sendo a combinação desses três elementos significativo para a elaboração das categorias: uniformizando os corpos, a relação ambivalente com a norma institucional, estética e cuidado, relação utilitária com o uniforme escolar, uniforme como meio de comunicação, e customizando o uniforme escolar. Por fim, podemos perceber na tensa relação que se estabelece entre o aluno e a instituição na constituição da sua identidade, que existe uma ambivalência na relação com a norma institucional. De um lado há alunos que depositam um caráter positivo a aplicabilidade da norma, tendo esta um papel fundamental para a constituição de um sujeito mais responsável e disciplinado. De outro lado, há aqueles alunos que questionam a norma institucional e o modo como ela é aplicada, sendo por muitas vezes vista como positiva a transgressão da norma.En este trabajo se propone entender la relación que se establece entre el medio escolar y las normas de los estudiantes sobre el uso de uniforme escolar para este darse cuenta de qué punto el uso del uniforme y la institución de la norma afectan la constitución de la identidad de los estudiantes. En este sentido, estamos interesados en el movimiento de la continuidad y el cambio en el uso del uniforme escolar, y sobre los sentimientos que esta desarrolla. Para aclarar estas cuestiones nos apoyarán en el concepto de la cultura escolar, desarrollado por Viñao Frago, y la disciplina de los cuerpos, a óptica de Foucault, para tratar de entender la relación entre los estudiantes, el establecimiento de la identidad y el uso de uniformes escolares. Por lo tanto, tratamos de observar y registrar los significados construidos por los estudiantes en sus uniformes en su relación con la cultura de la escuela, e incluso tratar de entender cómo este uniforme contribuye a la formación de la identidad. Por otra parte, también interesado en examinar si el uniforme funciona como un dispositivo disciplinar. Esta investigación se llevó a cabo en una escuela pública situado en la Gran Florianópolis, Estado de Santa Catarina, donde esta la escuela usando el uniforme escolar ocupa un espacio bien caracterizado, estudiante sin uniforme no lo hace. Metodológicamente hemos decidido llevar a cabo una investigación cualitativa basada en la mirada etnográfica, tratando de entender cómo el uniforme es parte de la constitución de la identidad y los significados que se le asignan a partir de la relación con la cultura escolar. Para la investigación, se utiliza como un instrumento de recolección de datos, campo diario, entrevistas y análisis de fotografías. Siendo la combinación de estos tres elementos, importantes para el desarrollo de las categorías: los organismos de normalización, el cuidado estético, relación utilitaria con el uniforme de la escuela, uniforme como un medio de comunicación, personalizar el uniforme escolar y relación ambivalente con la norma institucional. Por último, nos damos cuenta de la tensa relación que se establece entre el estudiante y la institución en la constitución de la identidad, hay una ambivalencia en relación con la norma institucional. Por un lado están los estudiantes que realicen una aplicación del carácter positiva, está teniendo un papel clave en la formación de una persona más responsable y disciplinado. Por otro lado, están aquellos estudiantes que cuestionan la norma institucional y la forma en que se aplica, es a menudo visto como una transgresión positiva de la norma.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196488
Date: 2014-07-02


Files in this item

Files Size Format View
Verônica Ivone Formiga.pdf 706.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar