A especificidade da educação infantil e sua semântica - um estudo nos trabalhos do GTO7 da 37ª reunião nacional da ANPED (2015)

DSpace Repository

A- A A+

A especificidade da educação infantil e sua semântica - um estudo nos trabalhos do GTO7 da 37ª reunião nacional da ANPED (2015)

Show full item record

Title: A especificidade da educação infantil e sua semântica - um estudo nos trabalhos do GTO7 da 37ª reunião nacional da ANPED (2015)
Author: Assunção, Cíntia Rodrigues de Andrade
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo, refletir se a semântica utilizada nos trabalhos do GT07 Educação de Crianças de 0 a 6 anos da 37ª Reunião Nacional da ANPEd, contribui com a constituição da especificidade da Educação Infantil reconhecida pela Pedagogia da Infância. Abordamos, mesmo que brevemente, a trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil a partir da segunda metade do século XX, evidenciando mais especificamente os marcos históricos que foram de extrema relevância para reconhecimento desta etapa da educação. A Pedagogia da Infância e a especificidade da Educação Infantil reconhecida nesta perspectiva também são reflexões que constituem este trabalho. A metodologia adotada se constitui em uma análise de conteúdo em acordo com os estudos de Bardin (2010). Nosso aporte teórico para elaboração desta pesquisa tem pesquisadores considerados referência para a área que estudam a tratativa da Educação Infantil, destacamos alguns: Rocha (1999; 2008; et al 2016); Kuhlman (2000; 2007); Tristão (2004); Guimarães (2010); Cerisara (1999); Entre outros. Por fim, temos nossa reflexão sobre a semântica, na qual trazemos alguns dados que constituem esta pesquisa e partir destes tentamos refletir sobre as “verdades” que as palavras expressam.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196460
Date: 2016-11


Files in this item

Files Size Format View
CÍNTIA RODRIGUES DE ANDRADE DE ASSUNÇÃO.pdf 664.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar