Jogo general: potencialidade para o ensino e a aprendizagem de matemática
Mostrar registro completo
Título:
|
Jogo general: potencialidade para o ensino e a aprendizagem de matemática |
Autor:
|
Capistrano, Luciane Osti
|
Resumo:
|
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a compreensão da necessidade de jogos e brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, assim como analisar a potencialidade pedagógica do jogo nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática. Explicitamos o desenvolvimento dos conceitos matemáticos através do Jogo General, que visa o desenvolvimento de habilidades de cálculos mentais para analisar possibilidades, estimular a estratégia pessoal e o planejamento, desenvolver o raciocínio na resolução de situação-problema, incentivar a criação de hipóteses etc. O estudo bibliográfico foi feito a partir da análise de artigos de autores que pensam essa questão da potencialidade do jogo como instrumento de ensino e aprendizagem, sendo a principal deles a autora Regina Célia Grando, que aborda não só os benefícios, mas também os contrapontos para refletirmos. De forma geral, as pesquisas indicam evidências qualitativas sobre a aprendizagem por meio de jogos em sala, tendo o professor como mediador; confirmam a importância de essa prática estar no planejamento; destacam a necessidade de pensar o objetivo que se quer alcançar com o jogo; e demonstram que, embora haja certa falência de ludicidade no jogo pedagógico, as vantagens que se têm no campo educacional superam essa perda. |
Descrição:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196373
|
Data:
|
2017-11 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo