Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?

Mostrar registro completo

Título: Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
Autor: Oliveira, Kédima Coutinho de
Resumo: Este trabalho é decorrente de indagações surgidas durante a formação acadêmica que instigaram essa pesquisa voltada para o campo da alfabetização e que tem como objetivo geral: compreender como o trabalho pedagógico na alfabetização em contexto de práticas sociais de leitura e escrita pode se tornar significativo para a criança. Como objetivos específicos delineiam-se os seguintes: refletir sobre a formação no curso de pedagogia e sua contribuição para a formação do alfabetizador e especificar em que consiste o trabalho do professor alfabetizador e como alfabetizar/letrar a criança de forma que faça sentido para ela. Para tanto, organizou-se em um primeiro momento uma breve reflexão sobre a formação no curso de Pedagogia recorrendo à memória, aos registros e ao vivido durante o processo de estágio. Em um segundo momento, buscouse aprofundar os conceitos de alfabetização e letramento, trazendo para a discussão o que é alfabetizar em contextos de práticas sociais de leitura e escrita, na intenção de apresentar possibilidades metodológicas que possam contribuir para dar sentido aos processos de alfabetização das crianças. Concluiu-se que ao longo de décadas a alfabetização vem sendo discutida, diversos métodos foram criados e muitas críticas foram feitas acerca dos diferentes modos de se alfabetizar as crianças. Faz-se necessário compreender que método é um caminho com várias possibilidades, que precisa ser visto sob vários ângulos que envolvem o processo de alfabetizar. Questões linguísticas, interacionais e socioculturais precisam ser consideradas. Só iremos alcançar nossa finalidade se iniciarmos nosso trabalho com as práticas de leitura e escrita, partindo das crianças e do que faz sentido para elas.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368
Data: 2017-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Kédima Coutinho.pdf 534.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar