Do quadro de giz à lousa digital: um olhar com, para e através da mídia-educação na formação continuada dos professores da rede pública estadual na grande Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Do quadro de giz à lousa digital: um olhar com, para e através da mídia-educação na formação continuada dos professores da rede pública estadual na grande Florianópolis

Show full item record

Title: Do quadro de giz à lousa digital: um olhar com, para e através da mídia-educação na formação continuada dos professores da rede pública estadual na grande Florianópolis
Author: Richartz, Micheles
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar de que modo vem ocorrendo uso de mídias na educação e a formação continuada de professores nas escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis. A pesquisa tem caráter teórico-empírico de abordagem quali-quantitativa, tendo sido aplicada em dois espaços de coleta: a) análise do curso Redes de Aprendizagem na plataforma eProinfo do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação e b) entrevistas realizadas com 30 educadores de três escolas da Grande Florianópolis. A partir da análise dos dados do curso e das entrevistas semi-estruturadas, verificou-se que, embora o uso das tecnologias esteja presente no cotidiano dos professores e professoras, ainda há um distanciamento entre seu uso na cultura e nos contextos educacionais. A pesquisa mostrou ainda que os professores têm dificuldades de administrar seu tempo para desempenhar uma dupla tarefa: horas de trabalho versus curso de formação. Outro fator percebido são problemas de ordem técnica, principalmente no contexto das escolas. As salas recebem os equipamentos multimídia para funcionamento dos laboratórios, contudo, em muitos casos, não há manutenção nas salas de informática dificultando sua utilização e desestimulando a busca da formação continuada. A partir desses resultados, concluiu-se que, apesar das várias iniciativas governamentais, não há ainda instalada uma cultura de formação continuada entre os docentes da amostra estudada. Por outro lado, mesmo que seja crescente o alcance da cultura digital compartilhada pelos docentes em suas vidas pessoais, ainda há muito que se construir para que as mídias integrem as práticas pedagógicas. Neste sentido, é preciso continuar investindo na criação de condições (técnicas e funcionais) que auxiliem a formação de uma docência dinâmica, multifacetada e crítica, com práticas dialógicas, que privilegiem a discussão sobre o saber e o pensar apoiado em tecnologias.The present study aimed to examine how media usage is occurring in education continuing education of teachers in public schools in Florianópolis. The research has theoretical and empirical character of qualitative and quantitative approach, has been applied in two areas of collecting: a) analysis of the course Learning Networks and the platform-Proinfo Continuing Education Program in Media in Education b) interviews with 30 teachers from three schools in Florianópolis. From the analysis of course data and semi-structured interviews, it was found that although the use of technology is present in the daily lives of teachers, there is still a gap between culture and its use in educational contexts. The survey also showed that teachers have difficulties in managing their time to perform a dual task: hours of work versus training course. Another factor is perceived technical problems, especially in the context of schools. The classrooms receive multimedia equipment for operation of laboratories, however, in many cases, no maintenance in computer rooms hindering their use and discouraging the pursuit of continuing education. From these results, it was concluded that, despite various government initiatives, there is not yet installed a culture of continuing education among teachers in our sample. Moreover, even if it is increasing the scope of digital culture shared by teachers in their personal lives, there is still a lot to build for the media integrate pedagogical practices. In this sense, we must continue to invest in creating conditions (functional and technical) to assist the formation of a dynamic, multifaceted and critical teaching with dialogic practices, which promote discussion of knowledge and thinking in supported technologies.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196326
Date: 2014-07


Files in this item

Files Size Format View
Micheles Richartz.pdf 953.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar