A formação da criança leitora: textos literários

DSpace Repository

A- A A+

A formação da criança leitora: textos literários

Show full item record

Title: A formação da criança leitora: textos literários
Author: Steiner, Gisele Faísca
Abstract: O presente texto tem como objetivo discutir as mediações necessárias do professor para a formação da criança leitora de textos literários. Para tal, neste trabalho propõe-se reunir as produções da Associação de Leitura do Brasil publicadas nas revistas Leitura: Teoria e Prática e Linha Mestra no período de 2012 a 2017, visando identificar as publicações relacionadas ao tema. Para tanto, optamos por uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) que tem como objetivos específicos mapear e analisar as publicações dentro do período delimitado, buscando nos resumos das publicações as palavras-chave definidas referentes ao tema e refletindo sobre as mediações de leitura realizadas pelos professores nas diferentes concepções apresentadas, mediações estas, necessárias para a formação da criança leitora de textos literários. A pesquisa revelou diferentes concepções relacionadas a formação da criança leitora, mediada por diferentes práticas pedagógicas nas diversas concepções. Foi possível identificar que entre as mediações propostas pelos professores, a contação de histórias pelo mediador, a narração oral pela criança e o manuseio livre do livro literário com a possibilidade de leitura textual ou imagética merecem destaque.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196286
Date: 2018-06


Files in this item

Files Size Format View
Gisele Faisca Steiner.pdf 869.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar