A formação da criança leitora: textos literários
Show full item record
Title:
|
A formação da criança leitora: textos literários |
Author:
|
Steiner, Gisele Faísca
|
Abstract:
|
O presente texto tem como objetivo discutir as mediações necessárias do professor para a formação da criança leitora de textos literários. Para tal, neste trabalho propõe-se reunir as produções da Associação de Leitura do Brasil publicadas nas revistas Leitura: Teoria e Prática e Linha Mestra no período de 2012 a 2017, visando identificar as publicações relacionadas ao tema. Para tanto, optamos por uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) que tem como objetivos específicos mapear e analisar as publicações dentro do período delimitado, buscando nos resumos das publicações as palavras-chave definidas referentes ao tema e refletindo sobre as mediações de leitura realizadas pelos professores nas diferentes concepções apresentadas, mediações estas, necessárias para a formação da criança leitora de textos literários. A pesquisa revelou diferentes concepções relacionadas a formação da criança leitora, mediada por diferentes práticas pedagógicas nas diversas concepções. Foi possível identificar que entre as mediações propostas pelos professores, a contação de histórias pelo mediador, a narração oral pela criança e o manuseio livre do livro literário com a possibilidade de leitura textual ou imagética merecem destaque. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196286
|
Date:
|
2018-06 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar