EMFRENTE: uma proposição de "enfrentamento" à violência no contexto da Rede Municipal de Educação de São José
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes |
|
dc.contributor.author |
Corrêa, Dayse Maria |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-28T14:11:03Z |
|
dc.date.available |
2019-05-28T14:11:03Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196271 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como problematização compreender como se dão os processos de formação continuada e as ações da Secretaria Municipal de Educação de São José, assim como, são percebidas suas ações pelos participantes dessa formação. Assim, a pesquisa analisa a criação, desenvolvimento e ações do Grupo EMFRENTE, cujo projeto realizado nessa rede de ensino, realiza a formação e proposições de atividades para as escolas, sobre o tema violência. Destaca-se a importância de possibilitar reflexões e propiciar conhecimentos para que o professor possa adquirir estratégias e conhecer os meios legais para saber como agir em casos de violências que por circunstância ele se deparar. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter descritivo e exploratória, com o uso de análise de documentos orientadores da rede de ensino, realização de entrevista com a coordenadora do Grupo e também uso de questionários junto a professores participantes do grupo. Foram importantes para o desenvolvimento do estudo os seguintes autores: Faleiros e Faleiros (2008), Maciel (2001), Waiselfisz (2012), Lima e Venâncio (1996), Moura (1996), Severino (2007), Trivinõs (2010), entre outros. Como resultados da pesquisa aponta-se para um olhar sobre as ações do Grupo EMFRENTE e de seus agentes de referência nas escolas, bem como as trocas de informações agentes de referência – escola, nos quais trazem suas contribuições quanto à observação dos professores, nos casos de violência na escola. |
pt_BR |
dc.format.extent |
64 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Programa grupo EMFRENTE |
pt_BR |
dc.subject |
formação |
pt_BR |
dc.subject |
violência |
pt_BR |
dc.subject |
ações |
pt_BR |
dc.title |
EMFRENTE: uma proposição de "enfrentamento" à violência no contexto da Rede Municipal de Educação de São José |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar