EMFRENTE: uma proposição de "enfrentamento" à violência no contexto da Rede Municipal de Educação de São José

DSpace Repository

A- A A+

EMFRENTE: uma proposição de "enfrentamento" à violência no contexto da Rede Municipal de Educação de São José

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
dc.contributor.author Corrêa, Dayse Maria
dc.date.accessioned 2019-05-28T14:11:03Z
dc.date.available 2019-05-28T14:11:03Z
dc.date.issued 2014-11-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196271
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como problematização compreender como se dão os processos de formação continuada e as ações da Secretaria Municipal de Educação de São José, assim como, são percebidas suas ações pelos participantes dessa formação. Assim, a pesquisa analisa a criação, desenvolvimento e ações do Grupo EMFRENTE, cujo projeto realizado nessa rede de ensino, realiza a formação e proposições de atividades para as escolas, sobre o tema violência. Destaca-se a importância de possibilitar reflexões e propiciar conhecimentos para que o professor possa adquirir estratégias e conhecer os meios legais para saber como agir em casos de violências que por circunstância ele se deparar. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de caráter descritivo e exploratória, com o uso de análise de documentos orientadores da rede de ensino, realização de entrevista com a coordenadora do Grupo e também uso de questionários junto a professores participantes do grupo. Foram importantes para o desenvolvimento do estudo os seguintes autores: Faleiros e Faleiros (2008), Maciel (2001), Waiselfisz (2012), Lima e Venâncio (1996), Moura (1996), Severino (2007), Trivinõs (2010), entre outros. Como resultados da pesquisa aponta-se para um olhar sobre as ações do Grupo EMFRENTE e de seus agentes de referência nas escolas, bem como as trocas de informações agentes de referência – escola, nos quais trazem suas contribuições quanto à observação dos professores, nos casos de violência na escola. pt_BR
dc.format.extent 64 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Programa grupo EMFRENTE pt_BR
dc.subject formação pt_BR
dc.subject violência pt_BR
dc.subject ações pt_BR
dc.title EMFRENTE: uma proposição de "enfrentamento" à violência no contexto da Rede Municipal de Educação de São José pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Dayse Maria Corrêa.pdf 740.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar