A compreensão de alfabetização na perspectiva do letramento: o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013

DSpace Repository

A- A A+

A compreensão de alfabetização na perspectiva do letramento: o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013

Show full item record

Title: A compreensão de alfabetização na perspectiva do letramento: o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC-2012-2013
Author: Bernardino, Talita
Abstract: Neste trabalho, A compreensão de alfabetização na perpsectiva do letramento: o programa nacional de alfabetização na idade certa-pnaic/mec-2012-2013, apresentamos, por meio de análise documental, o programa lançado recentemente pelo governo federal em parceria com os estados, municípios e universidades, também em prol da formação continuada de professores alfabetizadores: o PNAIC- Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Além de apresentarmos o programa, destacamos também suas compreensões de alfabetização na perspectiva do letramento e suas questões teórico-metodológicas que propõem atividades inovadoras nas práticas dos professores. Para melhor apresentarmos o PNAIC, recorremos a outros programas e documentos que constituem políticas de formação continuada para professores dos anos iniciais para compreender a complexidade das categorias alfabetização e letramento e como elas se constituem no ensino da língua materna para as crianças no início do ensino fundamental. Para tal compreensão, buscamos ainda realizar uma breve conceitualização do que se entende por “processos de alfabetização na perspectiva do letramento”.In this work, we introduce a program released recently by the Federal Government, in partnership with States, Cities and Universities, that works towards the continuing education for literacy teachers: PNAIC - Pact for the Alphabetization in the Correct Age. After introducing the program, we also present its conceptions surrounding alphabetization in the perspective of literacy and its theoretical and methodological questions, also proposing innovative activities to the teacher's work. Besides presenting PNAIC, we use other programs and documents that constitute mechanisms of continuing education for teachers of the early years to comprehend the complexity of activities such as alphabetization and literacy and how they are related to the teaching of the mother tongue for children in the beginning of the basic education.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196239
Date: 2013-07-04


Files in this item

Files Size Format View
Talita Bernardino.pdf 286.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar