A concepção de ensino/aprendizagem presente na formação inicial de professores do Atendimento Educacional Especializado
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Michels, Maria Helena |
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dc.contributor.author |
Dias, Mariana Lindner |
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dc.date.accessioned |
2019-05-27T13:20:13Z |
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dc.date.available |
2019-05-27T13:20:13Z |
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dc.date.issued |
2013-11-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196230 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe identificar e analisar as concepções de ensino/aprendizagem presentes na formação inicial dos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE da rede municipal de Florianópolis no ano de 2010. Recorremos a autores que tratam a respeito da Educação Especial para entender como esta vem sendo pensada no decorrer dos anos, e feito isto foi imprescindível também realizar leituras de documentos da política educacional brasileira no que se refere à Educação Especial, assim como a leitura de teóricos que analisam estas políticas para entender em que contexto assume uma perspectiva inclusiva. Procuramos apreender minimamente as principais concepções de ensino/aprendizagem. Para identificar as concepções de ensino/aprendizagem presente nos cursos de formação inicial dos professores alvos desta pesquisa primeiramente fizemos uma caracterização da rede em tela, verificamos o número de professores que atuaram em tal atendimento em 2010, a instituição e o ano de formação para, somente depois de coletadas estas informações, averiguar nos currículos destas universidades as concepções de ensino/aprendizagem presentes nessa formação. A análise dos currículos foi realizada mediante uma seleção das disciplinas mais diretamente relacionadas com a concepção de ensino/aprendizagem. Após a filtragem das disciplinas, lemos e interpretamos as ementas realizando uma correlação dos termos com as concepções de ensino/aprendizagem. Consideramos as disciplinas e suas ementas como um fator de crucial importância para a apreensão das concepções, porém não as tomamos como determinante absoluto, nem único fator a influenciar o trabalho do professor do AEE, mas como um indicativo das concepções presentes na formação inicial de professores. As análises das ementas possibilitaram perceber que na maioria das alterações curriculares a concepção predominante é a construtivista. Considerando a importância do processo de escolarização para o desenvolvimento humano, procuramos discutir os limites e possibilidades de tal concepção como base da formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado. |
pt_BR |
dc.format.extent |
89 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
educação especial |
pt_BR |
dc.title |
A concepção de ensino/aprendizagem presente na formação inicial de professores do Atendimento Educacional Especializado |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Garcia, Rosalba Maria Cardoso |
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