As relações étnico-raciais na lei de diretrizes curriculares nacionais para educação infantil: implicações na formação de professores
Show full item record
| Title: | As relações étnico-raciais na lei de diretrizes curriculares nacionais para educação infantil: implicações na formação de professores | 
| Author: | Barbosa, Juliana de Sousa | 
| Abstract: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal investigar os aspectos relacionados às relações étnico-raciais a partir da Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI). Apresenta-se, inicialmente, alguns conceitos indispensáveis para compreender a discussão sobre a temática, tais como: relações étnico-raciais, racismo, preconceito e branquitude.  Num segundo momento, realizamos um mapeamento, bem como análise de pesquisas que se relacionam com o tema relações étnico-raciais em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), defendidos entre 2015 a 2017. Tratase deste modo, de uma pesquisa documental e exploratória, com base nos TCC’s e na referida Lei. O estudo evidenciou nas análises dos TCCs, que o tema ainda tem despertado pouco interesse entre as estudantes do curso, em comparação com outros temas investigados. Na análise das DCNEI, observamos que esta apresenta conteúdos sobre a construção da identidade da criança, dando destaque para a abordagem das questões étnico-raciais e das diferentes manifestações artístico-culturais. Contudo, é preciso problematizar estas abordagens como pertencentes somente a determinados grupos sociais como “portadores” de raça e etnia, para que seja possível o questionamento das desigualdades raciais nos ambientes da educação infantil e das dificuldades das professoras para o trabalho com as relações étnico-raciais. | 
| Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. | 
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196101 | 
| Date: | 2018-11 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
- 
This Collection
 
My Account
Statistics
Compartilhar